O MAAP (Museu Araçatubense de Artes Plásticas) abriga neste fim de ano uma bela exposição, gratuita e aberta ao público, de presépios e pinturas temáticas.
Artista plástico, artesão e funcionário da Secretaria Municipal da Cultura, Júlio César Coelho é o autor e dono das obras, que ficarão expostas até 06 de janeiro, das 08h às 12h e das 14h às 17h. No período que antecipa o Natal, até 23 de dezembro, o público poderá visitar o espaço também das 19h às 22h e, aos sábados, das 09h às 12h.
As obras, que estão dividindo espaço com uma tela de Márcia Porto e dois presépios acervos do Museu Histórico e Pedagógico Marechal Cândido Rondon, já passaram por cidades como Santo Antônio do Aracanguá, Penápolis, Araraquara e Major Prado.
Feitas de rolhas de cortiça (aquelas de garrafas de vinho), gesso, massa epoxi, madeira e bucha vegetal, as obras de Coelho trazem uma história de milagre e promessa. Aos 15 anos, o artista foi atingido por meningite e ficou internado por 11 dias. Durante esse período, veio-lhe um pensamento de que poderia fazer uma promessa para receber a cura. “De repente pensei em prometer que, se curado, eu faria pelo menos um presépio a cada ano que restasse da minha vida.”
Acordo feito, benção recebida. O artista acordou curado e, até hoje, segue colocando em prática suas obras, feitas com carinho e dedicação.
De acordo com ele, além de cumprir a promessa, o objetivo dos presépios é divulgar o nascimento de Jesus de formas diferentes, pois, em suas palavras, “este acontecimento é a coisa mais importante do mundo”.
As obras de Coelho também podem ser vendidas. Ele explica que, apesar de a maioria fazer parte de sua coleção, quem quiser pode encomendar alguma peça.