A Câmara de Araçatuba realiza, hoje (12), às 20h, sessão solene para comemorar os 40 anos de fundação da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates. Na ocasião, a entidade vai receber o Diploma de Honra ao Mérito. A homenagem foi proposta pelo vereador Dr. Jaime (PTB).
Fundada em 23 de outubro de 1977, a associação sem fins lucrativos atua nas áreas da saúde e inclusão social, por meio do Hospital Neurológico Ritinha Prates, prestando serviços especializados a pessoas com deficiências neurológicas e auditivas. O surgimento da entidade foi resultado do empenho de Elpídio Pedroso, Alice Prates e José Américo do Nascimento.
O Hospital atende atualmente 60 pacientes com deficiências neurológicas severas. A entidade também mantém o Centro Especializado em Reabilitação III – Ritinha Prates (CER III), que atende pacientes de toda a região, com deficiências físicas, auditivas e visuais.
LIVRO
Também na Câmara Municipal de Araçatuba irá ocorrer o lançamento do livro ‘Incondcional’, que conta a história dos 40 anos do Hospital Neurológico Ritinha Prates. Escrito pelo jornalista Marcelo Teixeira, a obra tem 200 páginas, e será comercializada por R$ 25. Todos os recursos arrecadados serão revertidos para a instituição.
O livro começou a ser produzido há cinco anos, para que houvesse um registro sistematizado da trajetória da associação, que, até agora contava somente com textos e fotos dispersos nos arquivos da entidade, das famílias de seus fundadores, de colaboradores e voluntários. Desde então, foram realizadas pesquisas e entrevistas, levantados documentos e imagens.
Teixeira explica que sua intenção é tornar o livro uma primeira referência sistematizada sobre as circunstâncias que resultaram no que a associação é hoje. “Nestes cinco anos de produção do livro – a terceira obra de minha autoria –, cada dia de planejamento, entrevista, pesquisa, redação e revisão, paginação e diagramação, proporcionaram-me crescimento pessoal, pois mantive contato com pessoas incríveis, personagens de uma sensacional história, que me deram referências da doação incondicional de amor ao próximo, necessária quando se trata de atuar em favor da Ritinha Prates”, explica o autor.
TRANSMISSÃO
A sessão solene será transmitida ao vivo pela TV Câmara, no Canal 6 do Sistema Net Digital, pelo Canal da Câmara no Youtube e pelo perfil da Câmara no Facebook, cujos links estão disponíveis no site www.camaraaracatuba.com.br.