O dia 5 de outubro nunca mais sairá da memória dos moradores da cidade mineira de Janaúba, após a tragédia no Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente. O vigilante Damião Soares dos Santos entrou na creche, usando gasolina, ateou fogo onde estavam os alunos, deixando 11 mortos, sendo nove crianças. Segundo a diretora da escola, Aline Cristina Mendes Santos, cinco crianças e um servidor ainda seguem internados em Belo Horizonte e duas crianças e um servidor em Montes Claros.
Em solidariedade aos pais, professores e crianças que ainda lutam para superar o trauma, o Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui (Sinbi) estendeu a Janaúba a ação de doação de calçados, que realiza todos os anos no polo biriguiense. Em outubro, em comemoração ao mês das crianças, a entidade arrecada calçados de seus associados e dá de presente para os alunos das escolas municipais. Para a cidade mineira, foram 64 calçados de presente, os produtos foram recebidos na última semana.
“Foi um momento em que nos sentimos acolhidos para recomeçar, se reerguer vendo o sorriso das crianças e dos pais, agradecemos a colaboração e apoio. Em meio à dor temos tido alegrias que nos ajudam a construir uma nova história. Não tem sido fácil, há sequelas, traumas, a rotina mudou completamente, então, temos o acompanhamento de psicólogos”, compartilha Aline. Ela também explica que as famílias estão recebendo doações de pessoas, empresas e entidades de todo Brasil; na página da instituição no Facebook, com a hashtag #InspireGratidao eles expressam seus agradecimentos por todas as doações recebidas.