O CIRL (Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado) recebeu cerca de 54 mil mudas por meio de uma parceria com a ONG SOS Mata Atlântica para serem plantadas na Bacia Hidrográfica do Ribeirão Lajeado. Até o momento, foram retiradas 18 mil mudas que são preparadas para o plantio, assim que houver chuvas nas áreas a serem recuperadas.
A parceria tem duração de três anos, período em que todas as mudas sejam plantadas na bacia. As mudas vieram em tubetes e estão sendo replantadas em bailos para o melhor desenvolvimento das mudas para posterior plantio definitivo nas áreas de nascentes e APP (Áreas de Preservação Permanente).
De acordo com o projeto técnico do CIRL, o tamanho ideal para o plantio é de, no mínimo, cerca de 40 cm de altura para que a muda se desenvolva melhor. Segundo o coordenador do Consórcio, José Raphael Caputo, a parceria foi uma grande conquista.
“Devido à crise econômica do país, diversos projetos para doações de mudas foram interrompidos. Entretanto, por meio da boa relação que o Consórcio possui com a ONG SOS Mata Atlântica, conseguimos realizar a parceria”, explica.
Locais
Os locais onde serão plantadas estas mudas foram definidos a partir do relatório do Diagnóstico Ambiental do Ribeirão Lajeado, formulado através de convênio com o Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos). As áreas prioritárias serão as que apresentam processos erosivos pela falta de proteção das áreas de preservação permanente.