O prédio onde fica o Centro de Cidadania LGBT Luis Carlos Ruas, no Arouche, região central de São Paulo, foi invadido nesse fim de semana, segundo divulgado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) da Prefeitura do município nesta segunda-feira (4). Além de depredarem o local e levarem objetos e prontuários de pessoas atendidas, os agressores defecaram e urinaram no corredor da unidade.
Como contou a SMDHC, vasos de flores foram encontrados com urina, móveis e computadores foram destruídos, torneiras foram deixadas abertas e cabos de rede de telefonia foram cortados.
“A situação provocada pelos agressores deixa evidente a presença do ódio contra os LGBT e os trabalhadores que ali prestam serviço a essa população”, afirma nota divulgada pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.
“Nenhum objeto levado causou mais dor, tristeza e consternação do que a agressão ao nosso trabalho e tudo que ele representa. Mais do que equipamentos públicos da administração municipal, os Centros de Cidadania representam um valor e uma postura diante do mundo, a fim de combater todas as violências diariamente enfrentadas pela população LGBT – desde a física até aquela silenciosa na qual todos os direitos são negados, até mesmo de ser chamado pelo nome social.”
Ainda de acordo com a pasta, a polícia não chegou a ser acionada, mas um boletim de ocorrência foi registrado e o caso será investigado.
Confira abaixo a íntegra da nota emitida pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), sobre o ataque:
https://www.facebook.com/CCLGBTCentro/posts/575321796159810