Dados divulgados pelo Infosiga (Sistemas de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) mostram que Araçatuba registrou déficit no número de óbitos desde a implementação do Movimento Paulista de Segurança no trânsito.
Trata-se de um programa criado com a finalidade de reduzir em pelo menos 50% as mortes causadas por acidentes de trânsito em todo o Estado de São Paulo até o ano de 2020. No entanto, de janeiro a novembro de 2017, Araçatuba já conseguiu registrar uma redução de 56% nesse número comparado ao mesmo período de 2016.
De janeiro a novembro de 2016 foram registradas 30 mortes no trânsito em Araçatuba, sendo 24 delas em vias municipais e 6 em rodovias. No mesmo período de 2017, aconteceram 17 mortes, no qual 10 se deram em vias municipais e 7 em rodovias.
De acordo com o assessor executivo da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Reginaldo Frare, essa mudança considerável nos números de óbitos no trânsito ocorreu, em grande parte, pelo investimento em medidas de segurança e prevenção. “Nós estamos investindo mais de R$1,3 milhão em segurança no trânsito, incluindo sinalização horizontal e vertical, semáforos e pintura de solo. Além disso, no decorrer de 2017, nos mobilizamos e aplicamos cerca de 100 palestras no município a fim de promover uma maior conscientização”, explicou.
Ainda segundo Frare, a intenção da Prefeitura é baixar ainda mais esse número até 2020, principalmente tendo em vista outros investimentos para o setor.