Foi desativa na manhã de hoje (30), a última cancela que existia nos cruzamentos da ferrovia com ruas da cidade de Penápolis. Desta vez a mudança atinge a cancela da rua Dr. Ramalho Franco. Mais uma vez vale lembrar aos motoristas, ciclistas e pedestres a necessidade de se atentarem ao transpor a linha férrea, bem como respeitarem a sinalização de parada obrigatória.
O processo de extinção das cinco cancelas (rua João Antonio de Castilho, rua Amazonas, rua Ramalho Franco, rua Irmãos Crisóstomo de Oliveira e rua Giácomo Paro), que funcionavam com vigias 24 horas por dia, vem sendo feito pela Prefeitura de forma gradativa, desde o último mês de setembro. De lá pra cá a população vem sendo alertada pelo poder público para o fato, e orientada a obedecer a sinalização implantada.
Os vigias que até então prestavam serviços nestes locais foram transferidos para realizar vigilância em outros prédios e logradouros públicos.
A medida, além de acompanhar uma tendência de todas as cidades onde houve acentuada queda na passagem trens, também gerou economia para os cofres públicos.
Segundo informou a Secretaria Municipal de Administração, desde o início do processo até o mês de outubro, foi registrada uma economia de 30% nos custos com horas extras pagas a estes servidores. E a tendência é que esse valor aumente com a extinção das demais cancelas.
Anteriormente o Município mantinha 23 vigias trabalhando 24 horas por dia em 05 cancelas, e a carga horária de cada vigia era de 6 horas diárias. Este serviço vinha custando à Prefeitura aproximadamente R$ 77 mil mensais, entre salários, encargos e horas extras, tendo em vista que os vigias trabalhavam inclusive aos sábados, domingos e feriados. Desde total, cerca de R$ 40 mil eram gastos só com o pagamento de horas extras.