Bem avaliada, a residência oferece mais 16 vagas em cinco especialidades
O Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba abriu inscrições para o processo seletivo para a temporada 2018. As inscrições para o programa podem ser feitas pelo site da empresa organizadora do processo seletivo, a Zambini –www.zambini.org.br até o dia 17 de novembro.
A Santa Casa oferece um total de 16 vagas, todas credenciadas pela Comissão Nacional de Residência Médica. São elas: seis para Clínica Médica; quatro para Pediatria e 2 para as áreas de Ortopedia e Traumatologia; Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e Ginecologia e Obstetrícia, cada. As provas serão aplicadas no dia 6 de dezembro, em Araçatuba, com início das atividades previsto para 1º de março de 2018.
No ano passado, as 16 vagas abertas foram disputadas por mais de 100 candidatos de todo o país. “Em 2018, vamos somar 32 residentes sem nenhuma desistência no primeiro ano do programa”, destacou o médico Rafael Saad, coordenador da Coreme (Comissão de Residência Médica) do hospital.
Ele informou que o programa teve uma receptividade muito boa do corpo clínico da instituição e também pelos residentes. “Para a Santa Casa houve uma melhora geral no atendimento, pois são mais médicos atendendo a população de Araçatuba e região, em especial pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Notamos ainda um atendimento mais humanizado, já que os residentes permanecem junto dos pacientes e familiares”, pontuou o coordenador.
Avaliação positiva
O primeiro ano do Programa de Residência Médica da Santa Casa de Araçatuba foi avaliado de forma positiva pelos participantes, tanto em sua estrutura física quanto em ensino.
A residente na especialização de Clínica Médica, Karen Nagao Leal, afirma ter sido muito grande a experiência e o conhecimento adquiridos ao longo de 2017, principalmente pela diversidade de casos atendidos. “Não são todos os hospitais que oferecem essa oportunidade. Temos ótimos preceptores e nada do que reclamar”, disse a médica formada em Ribeirão Preto (SP) e natural do Estado do Mato Grosso do Sul.
Também residente em Clínica Médica, Diego Clauser Marcon conta ter vivido momentos de expectativa pelo primeiro ano da especialização em Araçatuba. Com o passar dos dias, o médico pode constatar a qualidade da estrutura e de pessoal. “Experiência muito satisfatória. Na área de urgência e emergência, por exemplo, aprendi a ter calma e tranquilidade no gerenciamento dos casos”, comentou.
Formado na Metropolitana, em Santos, o médico Vitor José Proto escolheu a Santa Casa de Araçatuba para se especializar na área de ortopedia. E está muito satisfeito. “Não fica nada a dever para as outras grandes residências. Por ser referência regional na ortopedia, o volume de cirurgias é muito grande e agrega conhecimento. Vou levar uma base muito boa daqui”, elogiou.
Na área da pediatria está a médica Mariana Andrade Farina, formada na Unoeste, em Presidente Prudente. Ela ficou sabendo da especialização na Santa Casa de Araçatuba pela internet e resolveu tentar. “Gostei bastante do serviço, são muitos leitos na área e casos diferentes. Aqui a gente fica bem por dentro dos casos e aprendendo bastante. Indico para todas as minhas amigas”, concluiu.