Véspera do vestibular da Unesp (Universidade Estadual Paulista), confira algumas dicas para os mais de 100 mil candidatos que vão fazer a prova da primeira fase em 31 cidades do Estado:
Em primeiro lugar, não se atrase. Chegue ao local do exame com uma hora de antecedência (consulte os locais na página da Fundação Vunesp). Os portões serão fechados às 14h.
Não esqueça de levar os seguintes documentos: RG ou outro documento de identidade. Também são válidos a Carteira de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiros, identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe.
Você pode levar para a prova lápis preto (o uso de lapiseira é proibido), apontador, borracha, caneta esferográfica com tinta preta (fabricada em material transparente) para responder as questões e régua transparente.
Os candidatos terão quatro horas e meia, para responder 90 questões de múltipla escolha, sendo 30 de linguagens e códigos (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Artes), 30 de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e 30 de Ciências da Natureza e Matemática (Biologia, Física, Matemática e Química).
Outras informações
A primeira fase do Vestibular 2018 da Unesp vai ser realizado em 31 municípios do Estado. Além das 23 cidades onde há cursos, os exames vão acontecer em Americana, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André e Sorocaba, e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). A segunda fase será nos dias 17 (domingo) e 18 (segunda) de dezembro, nas mesmas cidades.
As cidades para as quais há oferta de carreiras neste vestibular são Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.045), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (310), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Ourinhos (90), Presidente Prudente (640), Registro (40), Rio Claro (490), Rosana (80), São João da Boa Vista (40), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80) e Tupã (120).
A Unesp destina mínimo de 50% das suas vagas por curso ao Sistema de Reserva de Vagas para Educação Básica Pública. Este índice era de 45% no último exame, quando a porcentagem de ingressantes oriundos de escolas públicas foi de 52,6%.
Acesse aqui o Portal da Unesp para saber mais sobre a universidade.