Após matéria veiculada na sexta-feira pelo RegionalPress, sobre denúncia feito pelo ex-secretário municipal Edson Jardim Rosa, o Edinho, contra o prefeito de Valparaíso, Roni Ferrareze, a reportagem apurou com detalhes as explicações do prefeito a respeito do assunto.
O prefeito explica que pouco tempo depois de enaltecer seu nome, e defender a sua postura anticorrupção, o ex-Secretário de Administração da Prefeitura de Valparaiso, estranhamente mudou sua postura e, mesmo dizendo ser seu amigo, e presidente do seu partido, protocolou na Câmara um documento por possível prática de crime de responsabilidade e infração político administrativa, documento este que encontra-se protocolado somente na Câmara, em esfera prolítica, e não em esfera judicial, dada a falta de materialidade jurídica da denúncia, conforme explicação de Ferrareze.
Em julho passado, também foi protocolado na Câmara Municipal, um pedido de afastamento do Prefeito, por Marcos Rogério da Silva, sobrinho do vice-prefeito Lucio Santos Lima e primo do Vereador Kleber Lúcio de Lima, e este mesmo pedido também foi protocolado no Ministério Público, que ainda não instituiu ato processante e a Câmara rejeitou o pedido.
A nova denúncia protocolada nesta última quinta-feira tem como objetivo a instauração de uma comissão processante, com base em supostas fraudes à licitação. O prefeito Roni Ferrareze explicou a reportagem do Regional Press, que até então, naquele momento, Secretário de Administração, Edson Jardim Rosa, o procurou, em seu gabinete, dizendo-se contrariado com uma decisão administrativa, pois então Secretário, Edinho, mantinha em sua sala, naquele momento, o diretor de tributos.
Para solucionar problemas no Departamento de Tributos, o prefeito pediu, após conversa com o diretor do departamento, que ocupasse a sala do Tributos. Edson Jardim Rosa, mostrando-se indignado com aquela decisão, disse que o cargo que estava ocupando o trazia desgastes não só de ordem pessoal como também familiar. O Prefeito, para tentar acalmá-lo disse que, naquele momento, este deveria exercer sua atividade de empresário, o que lhe seria mais interessante, mas jamais lhe garantiu que a sua empresa seria, efetivamente, prestadora de serviços ao Município.
Simplesmente, ainda como secretário, solicitou que procurasse a diretora de licitação, identificada como Valdete, que segundo o prefeito é excelente funcionária, de competência inigualável e caráter incontestável, para que a mesma o orientasse, como secretário, até então, pois ainda exercia o cargo de Secretário de Administração, e não empresário, quais seriam as formas legais de modalidade de licitação, e a mesma, neste momento, orientou o secretário sobre os formatos e modalidades de sua Pasta. O prefeito ainda afirma que ela ocupa a diretoria de licitação por ser extremamente idônea, de alta confiança, e tem plena convicção de que Valdete jamais cometeria qualquer irregularidade no exercício de suas funções. Ele ainda diz que a Denúncia Protocolada na Câmara Municipal é explicada de forma a convencer atos de ilegalidade, porém, em momento algum, o empresário e ex-Secretário Administrativo presta algum serviço ao Município.
O prefeito, simplesmente passa ao ex-Secretário que existiriam outras formas do mesmo exercer suas atividades, mas reafirma que jamais fez acordo que seria a ele oferecida oportunidade de forma ilegal. Ele diz que após a denúncia de Edson, estranhamente, o qual fazia menções, segundo opiniões de populares, extremamente negativas ao atual vice-prefeito, hoje, o presidente do PV encontra-se ao lado, inclusive em fotos de rede social, “do vice-prefeito e o vereador Kleber Lima, o que torna-se motivo de estranheza e dúvidas, pois ao ser contrariado, o mesmo aliou-se à quem dizia não ser a pessoa correta para ser vice-prefeito do município”.
O prefeito se diz indignado com o comportamento do presidente do seu partido e reitera que nunca fez acordos com o mesmo para a trama de ilegalidade ou irregularidade, mas simplesmente, ao contestá-lo, o mesmo tomou atitudes e comportamentos de forma estranha e inesperada.