Para garantir a acessibilidade a todos os pacientes, a Secretaria Municipal de Saúde entregou hoje (22), às 08h, as reformas e adequações realizadas na unidade de saúde Macro II – Postão. O evento foi aberto ao público e os pacientes presentes também participaram do “Dia do Homem”, organizado pelos servidores que atuam na unidade.
Com as reformas, as clínicas de pediatria e ginecologia passaram a contar com um espaço mais adequado para o atendimento, além de funcionarem no piso térreo da unidade. Anteriormente, alguns serviços médicos e de enfermagem funcionavam no piso superior, dificultando o acesso dos pacientes.
Os serviços foram executados pela Emurpe (Empresa Municipal de Urbanização de Penápolis), sob a supervisão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços. O secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz, explicou que também foram construídos dois novos sanitários adaptados para pessoas com deficiência ou mobilidades reduzida.
“Também fizemos uma reorganização do espaço, transferindo setores administrativos e a sala dos agentes comunitários para o piso superior. Com a reforma e reorganização, conseguimos adequar o prédio para que todos os pacientes tenham atendimento com mais qualidade e conforto”, afirmou o secretário.
O prédio também recebeu pinto interna e externa. Uma das salas foi transformada em um espaço lúdico para as crianças que aguardam o atendimento de pediatria, decorada e estruturada pelos servidores do local.
Dia do Homem
Em alusão à campanha Novembro Azul, os servidores da Macro II organizaram um programação especial para o “Dia do Homem”. Todos os homens acima de 40 anos que pertençam à região da Macro II tiveram livre demanda para atendimento de coleta do PSA – Antígeno Prostático Específico (proteína que quando está aumentada no sangue pode indicar problemas de saúde).
Foram realizadas diversas atividades para os pacientes, com atendimento médico, aferição de pressão arterial, exames odontológicos para prevenção do câncer bucal, testes de diabetes, testes de HIV, testes de hepatite e sífilis.
Os pacientes presentes participaram de um bate papo com o médico urologistas, Aparecido Reis Neve. Ainda houve palestras com os estudantes de Medicina, aulas de alongamento com fisioterapeutas, rodas de conversa, café da manhã e sorteio de brindes. O IMP (Instituto Municipal de Profissões) também ofereceu cortes de cabelos gratuitos.