Apesar de pouca idade, a jovem escritora Fabiana Cerqueira Costa Ishizawa, hoje com 16 anos, realiza palestras para estimular em crianças e adolescentes, o gosto pela leitura e até mesmo mostrar que não é tão difícil escrever um livro. Nas palestras, ela ainda destaca a importância da leitura na formação dos jovens, inclusive em uma época em que a linguagem das redes sociais acabam substituindo a gramática formal.
Com um jeito descontraído, ela consegue atrair a atenção de crianças e adolescentes e passar um pouco de suas ideias a respeito da literatura, e conta ainda como surgiu o gosto pela leitura e a ideia de escrever um livro. Assista o vídeo:
De forma voluntária, sempre que é convidada ela tem ministrado palestras para jovens, onde fala principalmente da experiência de ter escrito um livro aos 10 anos, publicação lançada três anos depois.
Fabiana tem uma apresentação em forma de slide e com sua linguagem bastante informal consegue atrair a atenção da garotada. A professora Andrea Momesso, da escola estadual Dr. Carlos Rosa, em Birigui, organizou um evento na semana literária e disse que a palestra de Fabiana foi um diferencial e que apesar de pouca idade, ela consegue atrair a atenção das crianças e adolescentes, e passar de forma eficaz a importância da leitura para esses jovens.