O prefeito Dilador Borges assinou, nesta semana, no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo, o convênio com o Governo do Estado para instalar o Bom Prato em Araçatuba, A unidade será a de número 56 do programa estadual de Segurança Alimentar.
“Essa é a realização de um esforço meu e da Edna Flor junto ao Governador Geraldo Alckmin, com a valorosa intermediação do secretário estadual Floriano Pesaro”, destacou o prefeito de Araçatuba.
Participaram da cerimônia de assinatura o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, o secretário estadual de Assistência e Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro, o prefeito de Sud Mennucci, Julio César Gomes e a analista do Bom Prato e Convênios, Themis Kleiber.
O Bom Prato oferece café da manhã a R$0,50 e almoço a R$1,00, preferencialmente à população de baixa renda, moradores de rua e com vulnerabilidade social, com horário especial para crianças, idosos e deficientes físicos. Apesar do foco, o Bom Prato é um serviço aberto ao público em geral, sem diferenciação dos valores cobrados, havendo somente limitação da quantidade de refeições disponíveis.
Luta e conquista
No Encontro de Entidades e Gestores de Assistência Social da Região de Araçatuba, realizado em 6 de julho, que teve palestra ministrada pelo secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro, o prefeito Dilador Borges aproveitou para pedir a colaboração do governo estadual para trazer o restaurante popular Bom Prato a Araçatuba.
No dia 18 de setembro, o prefeito esteve na Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social para oficializar ao secretário Floriano Pesaro o pedido de instalação do Bom Prato em Araçatuba.
A vice-prefeita Edna Flor declarou que o sonho de trazer o Bom Prato para Araçatuba é antigo, desde a elaboração do plano de governo. “Alimentação é um direito de todos. O programa vai possibilitar a garantia de direitos a mais pessoas e com menos custos”.
Em razão da tratativa firmada entre o prefeito Dilador Borges e o secretário estadual Floriano Pesaro, a secretária municipal de Assistência Social, Maria Cristina Domingues, esteve, em 10 de outubro, na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo para conversar sobre a implantação do programa Bom Prato em Araçatuba.
A secretária aproveitou para levar até a analista do Bom Prato e Convênios, Themis A. F. Kleiber, documentos que demonstram a capacidade da cidade de receber esse importante programa de segurança alimentar.
O documento que oficializa a vinda do Bom Prato a Araçatuba foi assinado na tarde de 13 de novembro, no Palácio dos Bandeirantes, na capital paulista.