A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, convida a população para participar de uma mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti. Diversas atividades serão realizadas hoje (25), na Praça Dr. Gama, em evento denominado Dia Nacional de Combate a Dengue.
Segundo informou a Secretaria de Saúde de Birigui, as atividades na praça serão realizadas até às 12h. Além de orientações sobre a importância de se continuar combatendo o mosquito Aedes, haverá ações que visam à promoção da saúde, como orientações sobre doenças e medidas de prevenção, aferição de pressão arterial, testes de glicemia, orientação nutricional e odontológica, jogos educativos, playground e entretenimento.
Visando ajudar na campanha, as secretarias da Prefeitura de Birigui também apoiarão a iniciativa, colaborando na divulgação da atividade. Em função da grande concentração de pessoas na praça, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente estará promovendo distribuição de mudas, orientações sobre a coleta seletiva (implantada este ano em Birigui) e orientações sobre educação ambiental.
A mobilização na cidade está sendo organizada pelo Departamento de Vigilância Sanitária, pelo Departamento de Vigilância Epidemiológica e pelo CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses).
ORIENTAÇÕES
Prevenir é a melhor forma de evitar a dengue, zika e chikungunya. A maior parte dos focos do mosquito está nos domicílios, assim as medidas preventivas envolvem o nosso quintal e também os dos vizinhos.
É simples e rápido combater o Aedes aegypti, siga essas dicas:
Garrafas PET e de vidro: as garrafas devem ser embaladas e descartadas corretamente na lixeira, em local coberto ou de boca para baixo.
Lajes: não deixe água acumular nas lajes. Mantenha-as sempre secas.
Ralos: tampe os ralos com telas ou mantenha-os vedados, principalmente os que estão fora de uso.
Vasos sanitários: deixe a tampa sempre fechada ou vede com plástico.
Piscinas: mantenha a piscina sempre limpa. Use cloro para tratar a água e o filtro periodicamente.
Coletor de água da geladeira e ar-condicionado: atrás da geladeira existe um coletor de água. Lave-o uma vez por semana, assim como as bandejas do ar-condicionado.
Calhas: limpe e nivele. Mantenha-as sempre sem folhas e materiais que possam impedir a passagem da água.
Cacos de vidros nos muros: vede com cimento ou quebre todos os cacos que possam acumular água.
Baldes e vasos de plantas vazios: guarde-os em local coberto, com a boca para baixo.
Plantas que acumulam água: evite ter bromélias e outras plantas que acumulam água, ou retire semanalmente a água das folhas.
Suporte de garrafão de água mineral: lave-o sempre quando fizer a troca. Mantenha vedado quando não estiver em uso.
Falhas nos rebocos: conserte e nivele toda imperfeição em pisos e locais que possam acumular água.
Caixas de água, cisternas e poços: mantenha-os fechados e vedados. Tampe com tela aqueles que não têm tampa própria.
Tonéis e depósitos de água: mantenha-os vedados. Os que não têm tampa devem ser escovados e cobertos com tela.
Objetos que acumulam água: coloque num saco plástico, feche bem e jogue corretamente no lixo.
Vasilhas para animais: os potes com água para animais devem ser muito bem lavados com água corrente e sabão no mínimo duas vezes por semana.
Pratinhos de vasos de plantas: mantenha-os limpos e coloque areia até a borda.
Objetos d’água decorativos: mantenha-os sempre limpos com água tratada com cloro ou encha-os com areia. Crie peixes, pois eles se alimentam das larvas do mosquito.
Lixo, entulho e pneus velhos: entulho e lixo devem ser descartados corretamente. Guarde os pneus em local coberto ou faça furos para não acumular água.
Lixeira dentro e fora de casa: mantenha a lixeira tampada e protegida da chuva. Feche bem o saco plástico.