De hoje (27) a 1º de dezembro, o Município de Araçatuba realizará, assim como os demais municípios do estado de São Paulo, a 10ª edição da Campanha Fique Sabendo. A ação será realizada em parceria com o Programa Estadual de DST/AIDS-SP e tem a finalidade de promover testes de HIV e sífilis à população.
A descoberta de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) logo em seu estágio inicial garante um tratamento com resultados mais eficientes. Pensando nisso, a Campanha tem o objetivo de estimular a população a realizar o teste de HIV e sífilis, com foco principalmente em quem tem vida sexual ativa, nunca realizou os testes e pertence aos grupos mais atingidos pelas doenças.
Além da parceria entre o município e o Programa Estadual de DST/AIDS-SP, existem também parcerias locais para a realização da Campanha, sendo elas com a Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento- CTA; com Unidades Básicas de Saúde e CAPS III; com a Secretaria de Assistência Social através da coordenadoria da Diversidade Sexual; com o Centro de Ressocialização de Araçatuba e com a sociedade civil através do Fórum LGBT – Diversidade e Valorização.
Segundo a dirigente administrativa do ambulatório de DST/AIDS e HIV de Araçatuba, Sandra Margareth Exaltação, a epidemia brasileira é concentrada em alguns segmentos populacionais que, muitas vezes, estão inseridos em contextos que aumentam suas vulnerabilidades e apresentam prevalência para o HIV superior à média nacional, que é de 0,4%. “Essas populações são: pessoas privadas de liberdade, pessoas que ingerem álcool e outras drogas, trabalhadoras do sexo, gays e pessoas transexuais”, explicou.
Além disso, alguns segmentos populacionais possuem caráter transversal e suas vulnerabilidades estão relacionadas às dinâmicas sociais locais e suas especificidades. De acordo com Exaltação, essa população é, em maioria, composta por adolescentes e jovens, indígenas, negros e população em situação de rua.
Ela ainda ressalta que o acesso ao diagnóstico precoce do HIV/Aids melhorou em Araçatuba, mas ainda há muitas pessoas que não conhecem seu status sorológico e não tem oportunidade de realizar os testes. “A Campanha é uma oportunidade para essas pessoas conhecerem seus status e, caso sejam positivas em alguma dessas doenças, possam iniciar o tratamento”, completou.
Locais de Realização da Testagem
25/11 – das 8h as 17h
Fórum LGBT de Araçatuba – Diversidade e Valorização – divulgar a testagem para população de Araçatuba com foco na comunidade LGBT como política pública específica.
Local: Rua Primeiro de Maio, 607 – CAPS III
Equipe: CTA (IST/AIDS)
27/11 a 01/12 – das 7h as 17h
Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA
Local: Rua Afonso Pena, 1537 (Postão)
27/11 a 01/12
Unidades Básicas de Saúde – UBS
01/12
Centro de Ressocialização de Araçatuba (somente para os residentes).