A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo informou nesta terça-feira, 28, que os dados de infestação por mosquitos até o mês de outubro apontam que há apenas seis cidades paulistas em situação de risco. Além de Araçatuba estão os municípios de Ribeirão Preto, Guarujá, Jandira, Peruíbe e Jaboticabal.
Outras 98 cidades de São Paulo estão em quadro de alerta. No total, foram 604 municípios analisados pela pasta – dos 645 paulistas.
“Portanto, o Estado encontra-se em situação satisfatória, de modo geral”, acrescentou a Secretaria de Saúde paulista por meio de nota.
Apesar de estar na lista, Araçatuba registrou apenas 87 casos de dengue em 2017, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, sendo uma morte. Em 2016, foram registrados 694 casos e nenhuma morte.
Desde a epidemia que atingiu a cidade em 2010, com 11,5 mil casos e seis mortes, autoridades estaduais e municipais se preocupam em monitorar o avanço da doença, que registra aumento no número de casos durante o verão.
Entre os dias 4 e 8 de dezembro, o Estado vai realizar a semana de combate às arboviroses.
O LIRa analisou dados de 3.946 cidades, entre o início de outubro e a primeira quinzena de novembro. O indicador aponta que 357 cidades estão em situação de risco para a ocorrência de dengue, zika e chikungunya, pois nelas mais de 9% dos imóveis visitados continham larvas do mosquito.
Já 1.139 municípios estão em situação de alerta. Isso significa que entre 1% e 3,9% dos imóveis locais tinham larvas. E 2.450 municípios foram classificados como satisfatórios por apresentarem percentual menor de 1% para presença de larvas.
O número de cidades é considerado recorde e decorre da resolução da Comissão Tripartite, que tornou obrigatória, no início deste ano, a disponibilização das informações. (Com informações sbtinterior.com)