Um total de 300 homens com idades acima de 45 anos participam neste sábado (25/11) do 3º Circuito da Saúde do Homem, denominado “A Santa Casa vai te dar um toque”.
Oevento é promovido sob a coordenação cientifica do Centro de Radioterapia e Centro de Tratamento Oncológico.
O total de participantes neste ano é quase o dobro em relação a 2016 quando 165 homens foram avaliados pelo programa e quase o triplo dos 115 participantes da primeira edição realizada em 2015. Aproximadamente 30 profissionais, dentre enfermeiros, técnicos de enfermagem, escriturários e pessoal de apoio, participaram da jornada.
O evento realizado pela Santa Casa combina educação sobre o câncer de próstata, através de palestra ministrada pelo radio-oncologista Caio Marcelo Jorge e o oncologista clínico, Bruno Guilherme Kersten; e exames para rastreamento da doença: coleta de sangue para realização de exame PSA (Prova do Antígeno Prostático) coordenada pelo Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa; e toque retal sob a coordenação do médico radio-oncologista Caio Marcelo Jorge e os urologistas Fábio Navarro e Luiz Augusto Ramires Leão, que voluntariamente aderiram ao projeto do hospital.
Do total de inscrito, 250 têm mais de 50 anos e passarão por coleta de sangue para realização de exame PSA (Prova do Antígeno Prostático) e toque retal sob que será realizado pelos radio-oncologistas Caio Marcelo Jorge e Alerson Molotosvichi, e os urologistas Fábio Navarro e Luiz Augusto Ramires Leão, que voluntariamente aderiram ao projeto do hospital. Os demais serão avaliados por meio do exame de PSA.
O exame de toque retal é opcional. No ano passado, do total de participantes, somente 7 inscritos optaram por não realizá-lo. O radio-oncologista Caio Marcelo Jorge, explica que embora o PSA sozinho possa detectar 70% das neoplasias, “aproximadamente 25% dos tumores de próstata ocorrem em homens com PSA normal”. De acordo com o médico, 50% dos nódulos palpáveis são malignos, daí a importância de realizar o toque retal.
Os resultados dos exames serão liberados até 20 dias após a realização dos exames. Os pacientes que apresentarem alteração no exame de PSA e/ou que tenham sido encontrados nódulos palpáveis durante o toque retal, serão encaminhados pela própria Santa Casa de Araçatuba para realização de toque retal para os que fizeram somente o PSA, e biópsias para os casos necessários. Casos comprovados de câncer serão agendados para tratamento no CTO.
Nos eventos realizados em 2015 e 2016 um total de 20 pacientes foram encaminhados para realização de biópsias. Desse total foram confirmados 3 casos de câncer de próstata e 1 caso de prostite. Os pacientes estão em tratamento no CTO e no Serviço de Radioterapia da Santa Casa de Araçatuba.