A campanha tem como objetivo alertar e incentivar a população a procurar pelos serviços de saúde
O Departamento Municipal de Saúde de Guararapes, por meio da Vigilância Epidemiológica, inicia hoje (16) a Campanha Estadual de controle da Hanseníase. As atividades vão até o próximo dia 31.
As atividades serão voltadas para a educação da população. Os agentes comunitários de saúde estarão fazendo visitas nas residências para informar e orientar sobre os sinais, sintomas e tratamento, e também a entrega de panfletos educativos da doença.
A campanha tem como objetivo alertar e incentivar a população a procurar pelos serviços de saúde, além de mobilizar os profissionais de saúde à busca ativa de casos novos de hanseníase para que o diagnóstico precoce e a prevenção das incapacidades e deformidades físicas.
A Hanseníase é uma doença infecciosa causada por um microorganismo que acomete principalmente a pele e os nervos das extremidades do corpo e pode atingir crianças, adultos e idosos.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica quem tem os sinais e sintomas da doença, como: manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas no corpo, diminuição da sensibilidade, perda de força nos músculos das mãos, pés e face, deve procurar o serviço da Unidade Básica de Saúde mais próxima. A Hanseníase tem cura. O tratamento é gratuito e está disponível em todas as UBSs do SUS.