Atividade foi direcionada a professores da região de Araçatuba pelo Instituo Apoio Social (IAS)
O Instituto Apoio Social (IAS) desenvolveu ontem (7), no teatro da Unip de Araçatuba a palestra “Teatro nas Escolas – Estimulando a Criatividade e a Socialização”. O evento foi ministrado pelo psicólogo e técnico em arte dramática, Charles Ferlete, que apresentou a estudantes e professores a utilização do teatro como ferramenta de apoio no aprendizado, capaz de potencializar e criar vínculos com os jovens dentro e fora do contexto escolar e social.
A ação faz parte de uma agenda de atividades, que inclui palestras e cursos de capacitação que o IAS promove desde 2003, em parceria com a Unip de Araçatuba. Os encontros ocorrem sempre no primeiro sábado de cada mês.
Ferramenta
De acordo com Ferlete, o principal objetivo da palestra foi mostrar que o teatro não é só entretenimento, mas sim uma ferramenta de apoio inserida no cotidiano das pessoas capaz de oferecer a elas uma melhor convivência social, além do fortalecimento de vínculos, principalmente afetivo.
“Hoje, o teatro é uma ferramenta pouco utilizada em sala de aula. E quando é usada, isso ocorre de maneira equivocada”, explicou Ferlete. Ainda, segundo ele, é importante definir o porquê de utilizá-la. “Se é por eles (para os estudantes), o educador está no caminho certo”, completou.
O palestrante explicou também que muitos ainda enxergam o teatro apenas como uma manifestação artística, quando, na verdade, o teatro vai muito além. “O teatro não é apenas um passatempo. E, infelizmente, quando o professor ou mesmo o diretor da escola tem essa concepção não conseguimos desenvolver a ferramenta (teatro) em sala de aula”, afirmou Ferlete.
Multiplicadores
Segundo Silvia Niwa, associada-fundadora do IAS, após a atividade de ontem, deverá ser desenvolvido um grupo de aperfeiçoamento do teatro em sala de aula. “Queremos criar multiplicadores. Esse é o objetivo principal”, afirmou Silvia.
Sobre o IAS
O Instituo Apoio Social (IAS), de Araçatuba, atua desde 2006 nas áreas da educação, assistência social e saúde. Já em 2007, conquistou a qualificação de Organização da Sociedade
Civil de Interesse Público (Oscip), e em 2014, foi qualificada como Organização Social de Assistência Social (OS).
O IAS desenvolve projetos, programas, cursos, seminários, oficinas, capacitações e palestras. Beneficiando ao longo de sua história em torno de 48 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e crianças.