A continuidade do projeto se dá após a conquista de um termo aditivo com o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes
A APAE DE SÃO PAULO promove no próximo amanhã, dia 04, às 9h, na APAE de Andradina o Encontro de Pactuação com Gestores Municipais no qual serão planejadas medidas de defesa dos direitos de crianças e adolescentes com deficiência, além de definição do calendário dos Fóruns que serão realizados na nova fase do Projeto Rede de Proteção às Crianças e Adolescentes com Deficiência. O evento reunirá secretários municipais, gestores, diretores e coordenadores das diversas áreas da administração municipal. As próximas ações ocorreram entre Outubro e Novembro.
No primeiro semestre de 2017, o Projeto impulsoua construção de um Fluxo de Encaminhamento dos casos de violência, assim como discussões de temáticas relacionadas à deficiência, violência e a importância do trabalho em rede. Realizou encontros de articulação com o intuito de fortalecer a rede de proteção à criança e adolescente com deficiência e também mobilizou autoridades municipais para assinarem uma Carta de Intenções, visando implementar políticas públicas que assegurem os direitos da população com deficiência.
A continuidade do projeto se dá após a conquista de um termo aditivo com o Conselho Estadual dos Direitos das Crianças e Adolescentes – CONDECA, no qual município de Andradina foi novamente contemplado para receber novas ações.
Dados estatísticos
De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) e com o Banco Mundial (2012), pessoas com deficiência encontram barreiras no acesso aos direitos humanos fundamentais como saúde, transporte, educação, moradia e emprego, sendo excluídas. Dessa forma, “pessoas com deficiência ficam mais vulneráveis à violência direta e violação de seus direitos”, justifica Deisiana Campos Paes, supervisora do projeto na APAE DE SÃO PAULO, “pessoas com Deficiência Intelectual estão em situação ainda mais frágil, devido às dificuldades de elaboração e comunicação dessas experiências”. Segundo dados do último Censo Demográfico do IBGE, realizado em 2010, só no Estado de São Paulo, são mais de 503 mil pessoas com Deficiência Intelectual.
Sobre o Programa Todos Pelos Direitos
“Todos pelos Direitos” é um programa da APAE DE SÃO PAULO, que visa o fortalecimento da rede de proteção à criança e ao adolescente, particularmente, aqueles com Deficiência Intelectual. O trabalho busca o enfrentamento e a prevenção de situações de violência sofridas por essa população, bem como as violações de direitos associadas. O programa “Todos pelos Direitos” faz parte do Núcleo de politicas Publicas e Advocacy da APAE DE SÃO PAULO e atua neste projeto com a parceria do CONDECA – Conselho Estadual dos Direitos da Crianças e do Adolescente.