O aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade
O Dia do Idoso, comemorado em 1º de outubro, foi marcado em Andradina com diversas ações uma delas promovida pela Secretaria de Promoção a Cidadania e Direitos Humanos do Governo Municipal que realizou um café da manhã para pessoas da melhor idade da cidade.
A prefeita Tamiko Inoue participou do encontro, ontem (05), que aconteceu na Secretaria de Direitos Humanos localizada na Praça José Vieira (Praça do Stella Maris) onde foi recepcionada pelas coordenadoras de Política para Idosos, Mirtes Kobayashi e de Igualdade Racial, Marinalva Pereira.
“Honra, respeito e gratidão são algumas palavras que definem a emoção de poder prestigiar momentos com pessoas da melhor idade, especialmente pelo dia em que marca a criação do Estatuto do Idoso que nós que estamos servindo a população neste período, mantemos com muito rigor. Desejamos muita saúde, paz e alegrias a todos os idosos de Andradina e região”, disse Tamiko.
O ato contou com a presença do Grupo Conviver coordenados pelo Dr. Charles Kobayashi que apresentou cuidados e atividades físicas específicas para os idosos além da importância da alimentação correta que garantem mais qualidade de vida e longevidade.
Vale lembrar que o Dia do Idoso (pessoa que possui idade igual ou superior a 60 anos) comemorado no dia 1º de outubro marca nascimento da Lei N°10.741 (Estatuto do Idoso). É fundamental reforçar a importância da proteção a esse público e para reavaliarmos nossa atitude com relação aos idosos. O aumento da expectativa de vida no Brasil, que hoje ultrapassa os 71 anos de idade, representa um desafio para toda a sociedade, que deve criar formas de amparar melhor os idosos. O estatuto estabeleceu direitos aos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho.