Novo equipamento, adquirido recentemente pelo Unisalesiano de Araçatuba, foi utilizado pela primeira fez em uma cirurgia por videolaparoscopia, nesta sexta-feira (29), durante aula especial que contou com a presença da imprensa e do reitor da instituição, padre Luigi Favero.
Foi o primeiro procedimento do tipo realizado na região de Araçatuba. O paciente foi um cão de um ano, da raça border collie, que passou por processo de castração.
O equipamento que permitiu a cirurgia por vídeo custou cerca de R$ 300 mil e também será usado na medicina humana, curso que começa no próximo ano.
A técnica de videolaparoscopia permite uma cirurgia bem menos invasiva. Com auxílio de câmera e manuseio de equipamentos, o cirurgião realiza cortes e cauterização. Com o procedimento, o paciente tem recuperação mais rápida.
O cão Hórus, que passou pela cirurgia, tinha um dos testículos incluso. Por meio do procedimento, os especialistas realizaram a retirada do testículo interno que poderia evoluir para algum tipo de tumor.
O equipamento foi manuseado pelo médico Antônio Henrique Poletto, coordenador do curso de Medicina Humana. Também participaram a coordenadora do curso de Veterinária, Analy Mendes, Tatiane da Silva, responsável pela Clinica Veterinária e Juliana Peloi, diretora do Hospital Veterinário.
A cirurgia no animal foi feita em menos de duas horas, desde a preparação da sala e do paciente. O procedimento ocorreu sem vestígio de sangue e com cortes bem pequenos no abdome do animal, ao contrário de uma cirurgia convencional.
Luigi Favero acompanhou a aula desde o início e disse que a universidade está em sintonia com os avanços da tecnologia e a capacitação dos profissionais responsáveis por operá-la.
O reitor disse estar muito satisfeito com a aquisição do aparelho, segundo ele, de fundamental importância para o ensino e aplicação de técnicas avançadas na medicina veterinária e humana. “É mais um passo importante”.