Uma oportunidade única e motivadora. Assim é definida pelos dez acadêmicos dos cursos de Engenharia do UniSALESIANO de Araçatuba a viagem para os EUA, com o objetivo de conhecer e trocar experiências com profissionais do Kennedy Space Center – NASA.
A jornada “Innovation Tech Week Draft” acontece entre os dias 8 e 14 de outubro e tem como intuito principal o estabelecimento de parceria técnico, científico, cultural e comercial com a NASA e a BFCC (Brazil Florida Chamber of Commerce) – Câmara Brasil-Flórida de Comércio.
Além de agregar valor do nome que a NASA representa no cenário tecnológico e científico internacional, proporcionando um salto de qualidade ao UniSALESIANO, a ação pretende valorizar os conhecimentos e a produção técnica dos alunos da instituição, já que durante a jornada eles terão oportunidade de apresentar os projetos desenvolvidos nos cursos de Engenharia.
“Há grande perspectiva de que num futuro bem próximo o UniSALESIANO encaminhe projetos desenvolvidos pelos acadêmicos das engenharias para serem industrializados e comercializados nos Estado Unidos”, destacou o coordenador dos cursos de Engenharia, Profº. Nelson Hitoshi Takiy.
Um dos protótipos a ser mostrado aos profissionais da NASA é o óculos criado para ajudar pessoas com deficiência visual. A aluna Thais Marqui, que ajudou a desenvolver o produto, explica que o óculos possui vibrações que alertam quais os obstáculos estão no caminho. O equipamento foi fabricado em uma impressora 3D e testado pelos próprios estudantes. “É possível que sejam fabricados porque temos todos os desenhos técnicos”, completou.
Para o supervisor da jornada, Profº. Rodrigo Simon, a ida à NASA é de extrema importância para o conhecimento dos acadêmicos. “Eles terão a chance de atualizar o aprendizado e trocar informações. É o que chamamos de networking”, frisou.
Além da apresentação dos projetos, a programação inclui atividades de formação e treinamento, palestras ministradas por diretores da Câmara Brasil-Flórida, contatos pessoais com astronautas e docentes do corpo científico da NASA e visita exclusiva ao complexo do Kennedy Space Center (base de lançamento, museu técnico, área de simuladores, entre outros).
O Reitor do UniSALESIANO, Pe. Luigi Favero, disse que está bastante satisfeito em formalizar o convênio. “Estou vendo que os alunos estão muito comprometidos. Acredito que eles serão reconhecidos por esta viagem histórica”, destacou o Reitor, ao frisar que, no futuro, esta participação vai trazer grandiosas oportunidades em suas vidas profissionais, além do enriquecimento do currículo. “Quem sabe até serem convidados a trabalhar nos projetos da NASA. Desejo boa sorte a todos.”
EXCLUSIVIDADE
O coordenador Takiy lembrou que o UniSALESIANO de Araçatuba possui exclusividade na divulgação do convênio com a NASA em toda a região noroeste paulista. “Além da divulgação, apenas nós teremos oportunidade de enviar grupos de alunos e professores para acompanharem o trabalho do Kennedy Space Center, anualmente. Este é um marco histórico para a comunidade acadêmica e trará grandes benefícios para a pesquisa e desenvolvimento de nossos projetos”, concluiu.