No próximo sábado, dia 23 de setembro, os rotarianos dos nove Rotary Clubs, o Rotaract Bandeirantes (jovens de 18 a 30 anos), o Interact Bandeirantes (jovens de 12 a 18 anos), Rota Kids (crianças até 12 anos) e a Casa da Amizade de Araçatuba se reunirão numa área de preservação permanente localizado na rua Fundadores entre as ruas Sílvio José Venturolli e José Coelho Júnior para o plantio de 300 mudas de árvores nativas a fim de recuperar a área que abriga uma nascente de um córrego.
A ação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, por intermédio do secretário Petrônio Pereira Lima que conseguiu liberar a área para o plantio, as mudas das árvores nativas e o suporte técnico dos servidores que pertencem à Secretaria.
O plantio foi incluído como uma das atividades oficiais da Semana da Árvore que ocorre entre os dias 18 a 24 deste mês juntamente com outras ações programadas durante toda a semana.
Nesta atividade serão contemplados vários princípios que são a base da organização do Rotary: prestação de serviço voluntário à comunidade, fortalecer o companheirismo entre os rotarianos, executar projetos sustentáveis e fortalecimento da imagem pública.
A escolha do projeto do plantio de árvores também se deve a uma meta estabelecida para todos os Rotary Clubs no mundo inteiro que durante este ano rotário cada rotariano plante pelo menos uma árvore, assim contribuindo para a sustentabilidade do planeta.
Atualmente os Rotary Clubs possuem 1.208.000 membros, 241.000 rotaractianos e 508.000 interactianos, ou seja, se todos cumprirem com a meta, serão quase 2 milhões de mudas plantadas ao redor do mundo e que em uma década serão árvores adultas oferecendo todos os serviços ambientais que uma árvore presta.
Com esta simples ação o Rotary e a Secretaria do Meio Ambiente dão o exemplo de como a comunidade e o poder público podem unir esforços para a sustentabilidade do município.