Super MEI tem o objetivo de auxiliar aos empreendedores a estruturar negócios de empreendedores individuais.
Com o objetivo de promover o Programa Super MEI em Penápolis (SP), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Turismo se reuniu com representantes do Sebrae-SP, Senai e ETEC João Jorge Geirassate para planejar ações para a sua implantação. O Super MEI é um programa de incentivo aos empreendedores, por meio da formalização, capacitação e financiamento.
A reunião contou com a participação do secretário de Desenvolvimento, Enio Cesar Almeida; a gerente regional do Sebrae, Silvia Alzira Abeid Furio; o representante do Senai – Birigui, Liberato Marcuz Junior; e as representantes da Etec João Jorge Geirassate, Marli Parra Asato e Marly Carvalho do Nascimento.
O secretário de Desenvolvimento, Enio Cesar Almeida, explica que o programa tem o objetivo de auxiliar aos empreendedores a estruturar seu negócio. “Para isso, o programa oferece capacitação e assessoria profissional, para a gestão e planejamento do negócio, além de financiamentos para sua estruturação”, explica.
Para a implantação do Programa Super MEI em Penápolis, as entidades envolvidas iniciaram uma análise do perfil da população. “Com esta análise, iremos promover cursos de acordo com a demanda do nosso município, focando em ações que estejam de acordo com a realidade local”, afirma o secretário.
O Programa do Sebrae-SP prevê inicialmente a formalização do negócio, tornando o trabalhado informal em microempreendedor individual. Assim, será possível ter acesso a cursos e receber orientações sobre gestão, controle financeiro e vendas. Depois de capacitado, o empreendedor poderá ter acesso a financiamentos que auxiliam no desenvolvimento de sua empresa.