Estratégias foram definidas após reunião entre prefeito, vice-prefeito, secretário de Saúde e agentes de saneamento da cidade
Com o objetivo de garantir a segurança dos alunos das escolas municipais, a Prefeitura de Penápolis inicia hoje (25) um plano emergencial para combater a proliferação dos escorpiões. As ações preventivas serão intensificadas em todas as unidades da rede municipal de ensino.
As estratégias das ações foram definidas na última sexta-feira (22), após reunião entre os agentes de saneamento, o prefeito Célio de Oliveira, o vice-prefeito Carlos Alberto Feltrin e o secretário municipal de Saúde, Wilson Carlos Braz.
A iniciativa reunirá os profissionais da Secretaria Municipal de Educação e os agentes de saneamento do Serviço de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde. Hoje, a ação será realizada na Emef Armelindo Artioli e na Emei Jardim Del Rey. Em seguida, os trabalhos de combate ao escorpião seguem para as outras unidades, priorizando as localizadas próximas a áreas verdes.
Segundo o encarregado do Serviço de Vigilância Epidemiológica, Franklin Cordeiro, durante o período de aulas, os agentes farão uma vistoria na unidade escolar. “Faremos uma vistoria em todo o prédio da escola e um trabalho de orientação aos alunos e professores. O manejo ambiental também ocorrerá nas residências próximas”, afirmou.
Após o trabalho educativo e de manejo ambiental, a Vigilância Epidemiológica iniciará o bloqueio químico com a aplicação de inseticida domissanitário (de uso domiciliar). Vale ressaltar que o inseticida é biodegradável e de baixa toxidade, não trazendo nenhum risco aos alunos.
“A aplicação de inseticida é um método paliativo, para colaborar com o combate, mas a maneira mais efetiva para combater o escorpião é eliminar os materiais que servem de habitat para estes animais. Os escorpiões se abrigam em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras. Portanto é preciso eliminar todo esse entulho das residências”, alertou o encarregado da Vigilância Epidemiológica.