Ações visam promover melhor conscientização ambiental.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMMAS) Araçatuba (SP) realiza, de hoje ao dia 24 de setembro, a Semana Municipal da Árvore. A semana tem como objetivo plantar 500 novas árvores em diversas regiões da cidade.
As atividades que serão desenvolvidas contam com o apoio do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema), Monte Azul Ambiental, Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) e Sesc (Serviço Social do Comércio).
A Semana visa promover melhor conscientização ambiental e contribuem para que Araçatuba atinja pontuação para o Programa Município Verde Azul, do Governo do Estado de São Paulo, que incentiva e premia através de pontos as prefeituras que elaboram e projetam políticas públicas e estratégicas para o desenvolvimento sustentável em suas cidades.
Com uma programação diversificada, serão realizadas palestras de sensibilização ambiental e plantios de mudas em calçadas, escolas municipais, entidades civis, áreas verdes, parques municipais e empresas. Também haverá um pit stop ambiental, para conscientização em cruzamentos de grande movimento do município.
Veja a programação na imagem anexa.
Birigui
Plantio de mudas de árvores, bate-papos, palestras, mesa redonda e fórum dos conselhos municipais de Meio Ambiente compõem a programação da Semana da Árvore de Birigui (SP), que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância, vantagens e benefícios da árvore para a saúde do ser humano, ecossistema e economia.
As atividades são gratuitas e voltadas a todos os públicos, como professores, alunos, técnicos e ambientalistas e demais munícipes interessados.
A abertura oficial ocorreu na manhã de sábado (16), na Escola Estadual Profª Regina Valarini Vieira, onde houve bate-papo sobre o meio ambiente e plantio de mudas nativas. Ação envolveu alunos, professores, pais, profissionais da unidade escolar e vários ambientalistas.
Ainda no sábado, também no período da manhã, o bate-papo e o plantio também ocorreram na Escola Estadual Profº Antônio Sales de Oliveira. Já no domingo (17), a Associação de Moradores do Thereza Maria Barbieri e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizaram levantamento da arborização das ruas do bairro.
TERÇA, DIA 19 – Nesta terça-feira (19), às 19h, a RAE (Rede de Agricultura Ecológica) realiza uma roda de conversa sobre a agrofloresta na região do Baixo Tietê. O encontro é aberto e acontece no auditório da Casa de Cultura Cristina Calixto.
QUARTA, DIA 20 – Na quarta-feira (20), Birigui será sede do 6º Fórum dos Conselhos Municipais de Meio Ambiente do Baixo Tietê. O evento será realizado na sede da Assenab/Crea, a partir das 8h, também aberto aos interessados.
Ainda na quarta (20), a partir das 19h, na Casa de Cultura Cristina Calixto, haverá uma mesa redonda com tema “Rios Voadores?”, com a participação do cientista Antonio Donato Nobre.
QUINTA, 21 – A programação segue na quinta-feira, dia 21, com palestra sobre arborização urbana que será ministrada pela Fundação SOS Mata Atlântica. O evento é aberto aos interessados e começa às 19h, na Casa de Cultura Cristina Calixto.
SABÁDO, 23 – No sábado, dia 23, a partir das 9h, haverá distribuição de mudas no CEI Ana Souto Trevisan. As mudas serão plantadas nas calçadas próximas da unidade escolar. O plantio será feito por alunos, pais e professores da escola. A ação será realizada na rua Eduardo Ibanhes, 366, Jardim Costa Rica.
DOMINGO, 24 – O último dia da Semana da Árvore contará com plantio de mudas em uma área verde do bairro Monte Líbano. A partir das 8h, a ONG AGA (Associação do Grupamento Ambientalistas) e a Secretaria de Meio Ambiente realizam o plantio de árvores nativas e manutenção das árvores já plantadas no bairro. A atividade será na rua Octacílio Camargo Fávero esquina com rua Dr. Demonstenes Guanais Pereira.