Este ano, 162 pessoas foram picadas pelo escorpião na cidade. Até agora nenhuma morte foi registrada
A prefeitura de Birigui declarou “guerra” ao escorpião. Com 162 casos de pessoas picadas pelo aracnídeo, o prefeito Cristiano Salmeirão, em parceria com o Tiro de Guerra local, criou um Comitê Emergencial de Combate aos escorpiões.
Uma força-tarefa com representantes das secretarias de Saúde, Serviços Públicos, Água e Esgoto, Educação, Gabinete, Expediente/Comunicações, Administração, Meio Ambiente e demais setores da Prefeitura está sendo organizada para atuar em todas as regiões de Birigui.
“A meta é combater os escorpiões e seus locais de alojamento e abrigo. Faremos vários mutirões de limpeza, sendo que neste sábado, dia 23, dois serão realizados em duas escolas mantidas pela Prefeitura”, explicou Cristiano Salmeirão, que irá participar dos trabalhos do Comitê.
A primeira ação irá ocorrer amanhã, dia 23, às 7h. Atiradores do Tiro de Guerra, servidores públicos municipais e voluntários estarão promovendo um mutirão de limpeza no CEI Dionisia Miragaia Carmine, no bairro Jardim Clayton, e na CEI Rotary, na Vila Troncoso. Outros mutirões serão agendados pelo Comitê especial.
NÚMEROS
Segundo o Centro de Controle de Vetores e Zoonoses (CCVZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde, em 2016 o município registrou 197 acidentes com escorpiões. Nenhuma morte foi registrada.
Em 2017, até o dia 20 de setembro, foram 162 acidentes com escorpiões em Birigui. Também sem nenhuma morte.
De janeiro até setembro, o Centro de Controle de Zoonoses contabilizou 325 notificações de escorpiões encontrados na cidade. Sendo que eeste mesmo período, profissionais do órgão já vistoriaram 5.196 residências de setores onde os animais foram encontrados.