Equipe está se preparando há quatro meses para a prova de 21km, e conta com histórias de superação
Araçatuba será representada em uma das provas mais queridas e desejadas pelos brasileiros: a Meia Maratona de Buenos Aires, que acontece no próximo dia 10 de setembro. O grupo é composto por oito corredores araçatubenses, que participarão do desafio dos 21km. A competição é considerada uma das principais da América do Sul.
Para a prova, os atletas se prepararam durante quatro meses. A maioria deles nunca participou de uma meia maratona. Todos são corredores amadores e iniciaram na modalidade esportiva por diversos motivos pessoais.
A perda de peso foi o objetivo do empresário Almir Jonas Poli, 56 anos. Quando começou a correr, há 5 anos, ele pesava 122 quilos e estava com a saúde comprometida. Com determinação, focou nos treinos e já conseguiu perder 20 quilos. Já participou de quatro edições da São Silvestre (15km), que acontece em São Paulo, e de uma edição da Volta Internacional da Pampulha, prova de 18km, realizada em Belo Horizonte/MG.
E esta será a primeira vez que o empresário vai enfrentar os 21km. O intuito dele é completar a prova no tempo de 2 horas. “Será um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma grande motivação para correr e cuidar cada vez mais da minha saúde”, enfatiza.
De acordo com o educador físico, Marcelo Azevedo, de Araçatuba, que acompanha a equipe, os treinos são realizados três vezes por semana. “Todos os atletas já vinham realizando treinamentos para outras provas, já com experiência. Para essa corrida na Argentina, foi elaborado um microciclo de treinamento para melhorar a aptidão física e adaptações cardiovasculares, garantindo uma prova segura”, explica.
PERCURSO
Os atletas vão embarcar para a Argentina na próxima quarta-feira, dia 6 de setembro. Na bagagem, muita expectativa. “Uma meia maratona é o segundo maior objetivo de um corredor, por que ela o prepara para o grande evento do esporte mundial, que é a maratona (42km). A vontade de superar desafios físicos e mentais é o que está movendo esse grupo”, destaca o educador físico.
Um dos grandes atrativos da Meia Maratona de Buenos Aires é o percurso, que vai proporcionar aos atletas a passagem por diversos monumentos turísticos da cidade, como o Obelisco, Cemitério da Recoleta, bosques de Palermo, Teatro Colón e Plaza de Mayo (com a Casa Rosada), entre outros.