Administração municipal está em fase de conclusão do chamamento público para contratação de outra OS; expectativa é que a vencedora seja o IDS, que presta serviços em Birigui, em contratos que somam R$ 18 milhões.
A partir das 19h de amanhã, 7 de setembro, até o dia 6 de outubro, as atividades de parto e internações do Hospital Municipal da Mulher (HMM) de Araçatuba (SP) estarão suspensas. Serão mantidos apenas os serviços de mamografia e do Banco de Leite Humano, além de serviços internos como esterilização de instrumentais.
A medida foi anunciada nesta quarta-feira (6), pela secretária Carmem Sílvia Guariente. De acordo com ela, este processo ocorre devido ao vencimento do contrato de gestão da atual Organização Social (OS), a Associação das Senhoras Cristãs Benedita Fernandes. A administração municipal está em fase de conclusão do chamamento público para contratação de outra OS, que gerenciará os serviços do HMM a partir de 6 de outubro.
Durante este período, os atendimentos de parto e de urgência para gestantes serão realizados na Santa Casa de Misericórdia. Para tanto, as gestantes devem procurar o Pronto Socorro da Santa Casa e levar a carteira de acompanhamento do pré-natal (carteira de gestante).
Ampliação dos serviços
Carmem afirma que, além da contratação da nova OS, haverá ampliação dos serviços oferecidos no HMM. Entre os novos atendimentos pactuados com a entidade gerenciadora, estão o serviço laboratorial, como coleta de sangue, e realização de ultrassonografias para atender as demandas do HMM e toda a rede de saúde municipal.
Será triplicado o número de cirurgias seletivas, como, por exemplo, a de vasectomia, que, de acordo com Carmem, é uma demanda grande no município. Além desses novos serviços, o HMM passará por adequações no prédio, o que possibilitará a expedição do AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros). Os envelopes para divulgação da nova OS serão abertos no dia 18 de setembro.
Nos bastidores da política local, há expectativa que o IDS (Instituto de Desenvolvimento Social), que presta serviços de saúde para a prefeitura de Birigui (SP), com contratos que somam R$ 18 milhões – dentre eles, a gestão do novo pronto-socorro do município –, seja o vencedor do processo.