O município de Araçatuba arrecadou, no segundo quadrimestre deste ano, R$ 144,7 milhões. O balanço do comportamento da arrecadação foi divulgado pela secretaria da Fazenda da Prefeitura nesta quarta-feira (27) na Câmara, durante a audiência pública de Finanças.
O total arrecadado foi 1,87% menor em comparação ao mesmo período do ano passado. Os balancetes mostraram que, entre maio e agosto deste ano, as receitas próprias totalizaram R$ 101,3 milhões, valor 5,40% menor em relação ao segundo quadrimestre de 2016. As planilhas divulgadas também mostraram os valores acumulados entre janeiro e agosto.
Os dados apresentados ainda destacaram as despesas de pessoal da administração, da Agência Reguladora e Fundação Educacional Araçatuba, bem como o detalhamento da dívida consolidada, incluindo o Banco do Brasil, INSS, Receita Federal e precatórios.
A divulgação dos dados de arrecadação foi feita pelo secretário da Fazenda, Josué Cardoso de Lima, e teve as participações da vice-prefeita Edna Flor (PPS), secretários e o público em geral. Os trabalhos da audiência foram conduzidos pelo presidente da Câmara, vereador Rivael Papinha (PSB). O vereador Dr. Jaime (PTB) também acompanhou.
DEBATES
Na fase das discussões, os principais assuntos foram as dificuldades de arrecadação de recursos e as saídas para melhorar a situação e o impacto da criação do Refis Municipal (Programa de Recuperação Fiscal do Município de Araçatuba).