O objetivo principal é informar e conscientizar os moradores do local sobre os perigos que o escorpião traz
Em um trabalho conjunto entre a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde e Higiene Pública através do Controle de Endemias estão sendo realizadas palestras para os professores, alunos, pais e comunidade em geral nos Centros de Educação Infantil (CEI’s) com orientações sobre o escorpião.
Segundo explica a secretária de Educação, Lucilene Novais, o objetivo principal é informar e conscientizar os moradores do local sobre os perigos que o escorpião traz em caso de picada e as medidas de prevenção que devem ser tomadas para que esse animal não apareça nos quintais e residências.
“Reconhecer como os hábitos de higiene ajudam a manter a saúde e a prevenção da aparição, desenvolver hábitos e atitudes que ajudem a acabar com a proliferação do escorpião e socializar e aplicar os conhecimentos adquiridos estão entre os temas abordados”, comenta Lucilene.
Estão sendo realizadas outras medidas como confecção de cartazes pelos professores e alunos, dedetização das escolas quando necessário, colocação de protetores nas portas, troca dos ralos abertos pelos que fecham e tela nos ralos externos e até utilização de galinhas como método do predador natural.
Segundo explica o coordenador de Endemias, Almir Altran, o setor também intensificou a identificação de focos e orientações de moradores nos arredores das escolas. “As palestras também são bem práticas com orientações que podem ser aprendidas quanto por crianças como por adultos”.
Durante a palestra realizada hoje (27) na escola CEI “Irene Sueko Miyashiro” participaram o advogado da Secretaria de Educação, Elias de Almeida, a vice-diretora do Polo Leonor Salomão, Aparecida Carvalho, a coordenadora da CEI, Vera Lúcia Maria da Silva, e a equipe de informação, educação e comunicação (IEC) do Controle de Endemias, Renata Danielle da Silva e Silvia Alves e Cleo Vasconcelos, Ismael Matiusse e Adriano dos Santos que realizam a identificação das áreas de risco e pontos estratégicos e manejo no setor.