Ex-secretária de Saúde de Pereira Barreto, Carmen Guariente é citada em documento que analisa danos financeiros causados à Santa Casa da estância turística.
Notícia veiculada pelo site fatos Regionais, de Pereira Barreto (www.fatosregionais.com), revela que uma auditoria realizada pela DRS-2 (Diretoria Regional de Saúde), da região de Araçatuba (SP), apontou uma série de irregularidades cometidas nos últimos anos e que teria causado sério dano financeiro à Santa Casa de Pereira Barreto (SP).
A reportagem apurou que o atual provedor da Santa Casa, José Verona, é um dos nomes envolvidos no esquema apontado pela auditoria. Segundos fontes ouvidas pelo Fatos Regionais, a auditoria também indica irregularidades cometidas pela ex-secretária de Saúde, Carmem Sílvia Guariente, que hoje é secretária de Saúde de Araçatuba.
Com seis meses de duração, a auditoria teria sido encerrada nesta semana e entregue pela Diretoria para as diversas autoridades do município. Segundo o site, receberam cópia do documento, a Prefeitura Municipal, a Câmara Municipal, o Conselho Municipal de Saúde, a provedoria da Santa Casa e a Promotoria da Comarca de Pereira Barreto.
A auditoria é fruto de um extenso trabalho realizado pela DRS e que culminou com apontamentos sérios e que, ainda conforme o Fatos Regionais, indicam dano ao erário. Segundo o documento que o site teve acesso com exclusividade, nos últimos anos foram realizadas uma série de práticas consideradas ilegais pela provedoria da entidade.
A investigação apontou que não haviam documentações assinadas pela provedoria e que decisões tomadas foram responsáveis por prejuízo na casa dos R$ 500 mil para a entidade. Com essas informações, os envolvidos, inclusive, poderão ser processados pelo Ministério Público, sendo acusados por improbidade administrativa.
Todas as autoridades da Estância Turística de Pereira Barreto já tomaram ciência do fato e a situação da Santa Casa tende a ficar cada vez mais complexa. O que parece surpreendente, devido à condição atual da entidade que quase teve de fechar as portas por conta de um leilão judicial que acabou sem interessados.
Resposta da secretária
Chama a atenção o fato de, ao ter sido nomeada secretária de Saúde, Carmem Guariente ter sido elogiada por Dilador Borges por ser técnica, já tendo ocupado o mesmo cargo em Pereira Barreto e Guararapes, além de fazer parte do Conselho Estadual de Secretários Municipais.
Não é de hoje que Carmen tem seu trabalho questionado. Além de ter sido “importada” pelo prefeito, que poderia ter escolhido um gestor local para o cargo, ela enfrenta resistência dentro da secretaria, de servidores que, em off, criticam sua falta de diálogo e estilo “sabe tudo”. Vale lembrar que, em parecer emitido no último dia 24 de julho, a Comissão de Finanças do Conselho Municipal de Saúde (Comus) de Araçatuba (SP) reprovou as contas apresentadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) referentes ao primeiro quadrimestre deste ano.