Em resposta aos questionamentos do RegionalPress, em decorrência da matéria “Site afirma que auditoria da DRS indica irregularidades cometidas pela Secretária de Saúde de Araçatuba”, Carmen Guariente diz que foi informada pela prefeitura de Pereira Barreto do relatório preliminar da auditoria da DRS II de Araçatuba, e que solicitou prazo para apresentar as informações necessárias. Carmen afirma que não obteve resposta, até o momento, mas está à disposição, sendo, inclusive, de seu interesse prestar todas as informações necessárias e cabíveis.
“Tanto que estou protocolando na DRS documentos com as informações. Ressaltamos que durante os oito anos que estivemos à frente da Secretaria Municipal de Saúde de Pereira Barreto, o município recebeu diversas premiações na Atenção Básica e recebeu avaliação do PMAQ , Ministério da Saúde; no primeiro ciclo – certificação ótimo em sete equipes da Saúde da família e bom em uma equipe; no segundo ciclo: 6 equipes com ótimo e 2 equipes com bom. Sendo estes resultados acima da média nacional e estadual. O município de Pereira Barreto foi considerado referência na Saúde da Família e Saúde Bucal, além do controle de vetores e zoonoses”, finaliza Carmen Guariente.
Entenda o caso
Notícia veiculada pelo site fatos Regionais, de Pereira Barreto (www.fatosregionais.com), revela que uma auditoria realizada pela DRS-2 (Diretoria Regional de Saúde), da região de Araçatuba (SP), apontou uma série de irregularidades cometidas nos últimos anos e que teria causado sério dano financeiro à Santa Casa de Pereira Barreto (SP).
A reportagem apurou que o atual provedor da Santa Casa, José Verona, é um dos nomes envolvidos no esquema apontado pela auditoria. Segundos fontes ouvidas pelo Fatos Regionais, a auditoria também indica irregularidades cometidas pela ex-secretária de Saúde, Carmem Sílvia Guariente, que hoje é secretária de Saúde de Araçatuba.