Equipamentos incentiva leitura onde já estão instalados: escolas, creches e unidades de saúde.
O Projeto Geladeiroteca desenvolvido pelas Bibliotecas de Penápolis (SP) agora conta com mais quatro espaços de leitura. A minibiblioteca foi instalada na Emef Marilena Cipriano Pereira, na Emei Francisco Conte e na Emei Sílvia Covas. O Caps – Centro de Atenção Psicossocial II também recebeu uma geladeiroteca.
O projeto traz uma espécie de minibiblioteca dentro de uma geladeira estilizada, onde é possível retirar o livro para a leitura, sem um controle de empréstimo e com diversos títulos à disposição. Segundo o encarregado das Bibliotecas Municipais, Rafael Freitas, o objetivo do projeto é incentivar a leitura em espaços alternativos.
“Fizemos uma parceria com as Emeis Francisco Conte e Sílvia Covas para complementar o Projeto ‘Leitura’, desenvolvido pelas unidades, sob a orientação da coordenadora Mariza Dias. A Biblioteca forneceu os livros para que a equipe trabalhe o projeto de incentivo a leitura”, afirmou Rafael.
Na Emei Francisco Conte, o projeto é desenvolvo pelas professoras Helena e Luci e pelas educadoras Karina e Leonila. Neste caso, a geladeiroteca contou com o patrocínio da empresa Feltrin Seguros para a plotagem da geladeira. O lançamento do Projeto “Leitura” será feito nesta quinta-feira (17), às 07h30, com a presença de pais e alunos da unidade.
Já na Emei Sílvia Covas, o Projeto será lançado na sexta-feira (18), às 15h30, sob a coordenação da diretora Suzeli Ulofo. A geladeiroteca contou com o patrocínio da Panificadora Clássica e ficará disponível aos pais e alunos da unidade.
Na Emef Marilena Cipriano Pereira, a minibiblioteca ficará disponível para que os alunos retirem os livros à vontade. O projeto contou com o patrocínio da Panificadora Clássica para a plotagem da geladeira.
Outro local que agora conta com um espaço para leitura é o Centro de Atenção Psicossocial – Caps II. O projeto teve iniciativa da encarregada técnica do Caps, Isabel Escudeiro e da professora Daniele Elias. Os pacientes têm a disposição livros infantis, juvenis e adultos e a geladeiroteca foi patrocinada por um grupo de professores do Caps e pela comunidade.