Ato encerrou a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017”.
A prefeita de Andradina (SP), Tamiko Inoue (PCdoB), assinou, na manhã de segunda-feira (28), a renovação e ampliação do convênio que mantém em parceria com a APAE de Andradina para atendimento aos alunos com TEA (Transtornos de Espectro Autista), bem na data em que se encerra a “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2017”.
O ato ocorreu na sede da entidade e contou com a presença dos vereadores, Márcio Makoto, Rodarte dos Anjos, Mário Henrique Cardoso, Joaquim Justino (Joaquinzão), Roberto Rodrigues Nunes (Cal Baiano), Hernani Maritns (Hernani da Bahia) e Luis Gustavo Marão, da presidente da APAE, Silvia Garcia, e da diretora Lídia Nakaguma, além da secretária de Educação, Lucilene Novais, entre outras autoridades.
O valor repassado pelo Governo de Andradina é de R$ 21,6 mil reais mensais para o atendimento em contra turno de 27 alunos, que estão matriculados na rede pública ou privada de ensino.
“A APAE tem sido essencial para nossos alunos com autismo com resultados muito positivos, já que possui equipe de profissionais, estrutura e qualificação especial para o atendimento. Agradecemos imensamente a todos que se preocupam e atuam com tanto carinho. Agradecemos também ao legislativo que acompanha e aprova Leis como está em beneficio da população”, disse Tamiko.
O Governo de Andradina tem secretarias que desenvolvem políticas voltadas para cada setor da sociedade com foco no bem estar e na qualidade de vida de toda a população, especialmente para a pessoa com deficiência e necessidades especiais.
“Para a Educação Municipal é de extrema importância à manutenção deste convênio porque a inclusão com responsabilidade é uma das prioridades da prefeita Tamiko, que como educadora, conhece a realidade e o dia a dia das mães e dos familiares que lutam por mais qualidade de vida para suas crianças. Nós caminhamos juntos para oferecer a melhor condição de aprendizado, desenvolvimento, inserção social e cidadania”, disse Lucilene.
Segundo explica Lídia a APAE atua com equipe multidisciplinar que envolvem psiquiatras, psicólogos, fonoaudiólogos, médicos e educadores, com diversidade de atividades, como de artes, cidadania e ideomotoras. “Parcerias como a do Governo de Andradina são fundamentais para manter os serviços à população”.
Semana
Todos os anos, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), por meio da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla” (em 2017 aconteceu de 21 a 28 de agosto), abre debates e coloca a sociedade em reflexão no dever da igualdade para inclusão.
Com o tema “Pessoa com deficiência: direitos, necessidades e realizações”, a Fenapaes busca quebrar tabus e vencer as barreiras da desigualdade, lutando pelos direitos das pessoas com deficiência com apoio em diversas áreas: social, familiar, escolar, trabalhista, etc., para que a inclusão seja efetiva e as pessoas com deficiência se tornem mais preparadas e amparadas diante das dificuldades.