Um industriário de 33 anos, morador em Araçatuba, perdeu R$ 21 mil após cair em um golpe de falso aviso bancário, que chegou por meio de mensagem em seu celular. O aviso dizia que a chave de segurança do cartão da vítima havia vencido e ele deveria acessar o link enviado para fazer a renovação.
O homem acessou o link e acabou fornecendo uma série de dados bancários ao preencher as informações que eram solicitadas, inclusive a senha e chave do cartão. Desconfiado, ele puxou um extrato e percebeu várias movimentações bancárias em sua conta, que haviam lhe causado um prejuízo de R$ 21 mil.
A vítima procurou a Polícia Civil para registrar a ocorrência. Casos como este são comuns em todo o mundo. A orientação é que os clientes nunca façam nenhum tipo de transação bancária ou serviço bancário de forma passiva pela internet. Os bancos não costumam entrar em contato para efetuar nenhuma movimentação por telefone ou internet, sempre pessoalmente, exceto quando o próprio cliente acessa por iniciativa própria o site oficial ou aplicativos do banco.