Cursos têm duração de 80 horas e são destinados às pessoas com mais de 16 anos, preferencialmente desempregadas, não sendo exigida escolaridade mínima.
Ontem, terça-feira (29), a Prefeitura de Araçatuba (SP) assinou três convênios com o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo para implantação de projetos de qualificação e capacitação profissional. O evento foi realizado em São José do Rio Preto, no Teatro Municipal Paulo Moura, reunindo prefeituras do interior do Estado.
Com a representação de Lú Alckmin, primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, os convênios trazem para Araçatuba a Escola da Moda, no segmento de corte e costura; a Escola da Beleza, no segmento de cabeleireiro) e a Escola da Construção Civil, no segmento de assentador de pisos e azulejos. A documentação foi também assinada pela presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Araçatuba, Assunta Curti, pela primeira-dama e presidente do Conselho Deliberativo do FSS, Deomerce Damasceno, e pelo prefeito Dilador Borges (PSDB).
Dilador explica que os convênios tratam de projetos de qualificação profissional e capacitação de agentes multiplicadores, desenvolvido na capital paulista, junto às lideranças comunitárias e entidades sociais, e no interior, em parceria com os Fundos Municipais e entidades sociais. “É nítida a vontade do governo do nosso Estado de melhorar a qualidade de vida e incentivar o desenvolvimento do nosso interior, o que acaba gerando um retorno positivo, já que é a população fortalecida que faz a cidade, o estado e o país andar para a frente”.
“Os cursos têm duração de 80 horas e são destinados às pessoas com mais de 16 anos, preferencialmente desempregadas, não sendo exigida escolaridade mínima”, esclarece Assunta Curti. “Em 29 de julho deste ano, assinamos também o convênio para o Polo Regional da Padaria Artesanal”, relembra Deomerce Damasceno.
Birigui
O município de Birigui foi representado pelo prefeito Cristiano Salmeirão e pela primeira-dama e secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliane Cristina Salmeirão, que foram recebidos por Lu Alckmin.
Segundo a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, a parceria entre o Fundo Social do Estado e os municípios possibilitará a execução de projetos da Escola de Qualificação Profissional, entre eles, as Escolas de Moda, Beleza, Construção Civil e Padaria Artesanal, além do projeto da Horta Educativa, voltado para crianças.
O convênio assinado com a Prefeitura de Birigui é sobre o projeto Escola da Moda, que oferece qualificação profissional e capacitação de agentes multiplicadores junto às lideranças comunitárias e entidades sociais. O projeto engloba cursos de Corte e Costura; Bordado em Linha; Bordado em Pedraria; Crochê; Confecção de Caixas; e Modelagem.
“Estes projetos promovem a melhoria da qualidade de vida da população em situação de vulnerabilidade social. Oferece, ainda, oportunidade de geração de renda por meio da qualificação. Agradecemos a primeira-dama Lu Alckmin pela parceria com a Prefeitura de Birigui”, comentou a secretária Eliane Cristiana Salmeirão.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social irá divulgar em breve os dias, horários e quais cursos serão oferecidos pela Prefeitura de Birigui.