Moradores serão atendidos em 10 especialidades e demanda reprimida por consultas especializadas no município deve diminuir.
Birigui (SP) está de volta ao CIMSA (Consórcio Intermunicipal de Saúde), que reúne outras dez cidades da microrregião. Os biriguienses serão atendidos pelo consórcio nas seguintes especialidades: ortopedia, cardiologia, dermatologia, urologia, psiquiatria, oftalmologia, reumatologia, otorrinolaringologista, neurologia, endocrinologista e gastroenterologista.
Conforme o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, os atendimentos serão feitos por agendamento, seguindo a demanda de consultas já existentes no município. “Primeiro o paciente deverá passar por consulta na UBS (Unidade Básica de Saúde), sendo que o clínico geral avaliará e prescreverá a necessidade de encaminhamento para o tratamento especializado”, explicou.
Para o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB), o retorno ao CIMSA trará melhorias para a população. “Uma delas é a diminuição da demanda reprimida por consultas especializadas no município, uma vez que o atendimento pelo CIMSA é por consulta e não por dia trabalhado”, pontuou. “Estamos trabalhando para a cada dia melhorar ainda mais o atendimento na área da saúde”, completou.
Composição
Além de Birigui, o CIMSA é composto por Bilac, Brejo Alegre, Buritama, Coroados, Clementina, Gabriel Monteiro, Lourdes, Piacatu, Santópolis do Aguapeí e Turiúba. O Consórcio Intermunicipal de Saúde funciona em novo prédio, na Travessa Marechal Deodoro, 56, Centro. O retorno de Birigui ao CIMSA foi aprovado pelos municípios integrantes em maio de 2015.