Mais de 100 pessoas foram atendidas na campanha.
Balanço divulgado nesta segunda-feira (31 de julho) pela Prefeitura de Birigui aponta que 101 pessoas do município foram atendidas durante o Julho Amarelo – 1ª Campanha Municipal de Luta Contra as Hepatites Virais. No total, 404 testes rápidos foram realizados.
A ação foi promovida no último sábado, dia 29 de julho, pela Secretaria Municipal de Saúde de Birigui, por meio do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais. O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, e o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, prestigiaram a campanha, que aconteceu das 8 às 13 horas no Serviço de Assistência Especializada (SAE), que fica no Centro Médico Hospitalar (prédio do antigo pronto socorro municipal).
No dia da campanha foram ofertados a população os testes rápidos para triagem de Hepatite B e C, sífilis e HIV. Foram atendidas 101 pessoas, entre crianças a partir de 1 ano e 6 meses, adolescentes e jovens. Somente para hepatite B e C foram adultos, gestantes e idosos.
Além das orientações a respeito da doença e formas de prevenção, foram realizados 404 testes rápidos somando-se os testes para Hepatite B, Hepatite C, Sífilis e HIV.
Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica de Birigui, Mauricéia Gonçalves, foram registrados 3 testes positivos para sífilis e nenhum resultado positivo para hepatite B e C, HIV.
Os pacientes com resultados positivos receberam atendimento da equipe do SAE e serão acompanhados pelo serviço.
Os moradores de Birigui que não realizaram testes rápidos para triagem de Hepatite B e C, sífilis e HIV podem procurar o Centro Médico Hospitalar (antigo pronto socorro municipal), que fica na Praça Gumercindo de Paiva Castro, sem número, Centro.
O telefone para outras informações é (18) 3643-6262.