Campanha ocorre do dia 24 a 28 e tem como meta principal realizar testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.
Inspirado nas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, a Saúde Municipal de Andradina (SP) lança o Julho Amarelo, que visa conscientizar a população sobre a importância da prevenção do diagnóstico e do tratamento das Hepatites Virais B e C, durante este mês.
A campanha ocorre do dia 24 a 28 e tem como meta principal realizar testes rápidos em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. Em 2010, a Organização Pan-Americana da Saúde instituiu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Sandra Gomes, o Ministério da Saúde estima que existam 1,7 milhão de brasileiros portadores do vírus da Hepatite C e 756 mil portadores do vírus da Hepatite B.
“O diagnóstico é o grande desafio, pois muitos não sabem que estão infectados, por isso é necessário realizar os testes e identificar a doença o mais rápido possível. A prevenção ainda é a melhor opção”, disse Sandra.
Ainda segundo a Vigilância, as hepatites B e C são doenças silenciosas de evolução lenta que ao longo de décadas podem causar complicações como, cirrose, câncer de fígado e até óbito.
Maior causa de transplante no mundo, as hepatites podem ser transmitidas por sangue contaminado presente em objetos como agulhas, alicates de unha, aparelhos de barbear ou qualquer outro objeto que tenha entrado em contato com sangue.
E também pelo uso de material não esterilizado, em colocação de piercing, na realização de procedimentos cirúrgicos ou odontológicos sem adequada esterilização e ainda por pessoas que receberam transfusão de sangue antes de 1993, sexo desprotegido e através da mãe portadora do vírus para o filho.
O secretário de Saúde e Higiene Publica, Marcelo Gimenez, ressaltou a importância do teste. “Procurem hoje mesmo o posto de saúde mais perto de sua casa e realize a testagem. O resultado é imediato e assim você garante sua saúde e a dos outros também”.
Vale ressaltar que diante do resultado positivo o paciente é encaminhado ao Ambulatório de Hepatites Virais de Andradina para investigação diagnóstica, tratamento e acompanhamento.