Prefeituras de Araçatuba e Bilac firmam parceria com o Governo do Estado para o programa Melhor Caminho.
A solenidade de abertura das atividades de agronegócio na 58ª Exposição Agropecuária de Araçatuba (SP), foi marcada pela assinatura das prefeituras de Araçatuba e Bilac com o programa estadual Melhor Caminho. O secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, compareceu ao evento para oficializar a novidade. A feira ocorre até o dia 16 de julho.
O evento, que foi realizado na manhã de quarta-feira (12), no Recinto Clibas de Almeida Prado, contou com a presença de autoridades locais, regionais e do Estado. Integraram a mesa da solenidade, o presidente do Siran, Marco Antônio Viol, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, a vice-prefeita, Edna Flor, presidente da Câmara Municipal de Araçatuba, Rivael Benedito de Souza, o Papinha, o comandante do 2º BPMI (Batalhão de Polícia Militar do Interior), o tenente coronel Eurico Alves Costa Junior, o diretor-presidente da Coopercitrus, José Vicente da Silva, o gerente geral da agência Estilo do Banco do Brasil, Marcelo Duarte Andreassa, e a gerente regional do Sebrae-SP, Silvia Furio.
O programa Melhor Caminho tem como objetivo recuperar estradas rurais e com isso estimular o desenvolvimento de produtores. Em Araçatuba, serão recuperados seis quilômetros da vicinal Caran Rezek (ART – 070). O valor do investimento, em Araçatuba, é de R$ 952.218,22. Não foi divulgada a data de início das obras de recuperação.
Produção
Durante o evento, Viol destacou a importância da união no setor para que mais avanços possam ocorrer. “Temos problemas crônicos no agronegócio, que terão de ser resolvidos, como a falta de estrutura para os produtores”. Viol aproveitou para ressaltar a safrinha do milho, que neste ano ganhou o status de supersafra pelo volume produzido.
“Vamos produzir, este ano, 243 milhões de toneladas de grãos, 30% a mais que em 2016. Mas cadê o projeto de comercialização? O que vamos fazer com tudo isso? Os produtores rurais, tecnologicamente, estão avançando, fazendo a parte deles. Mas o que vamos fazer com os produtos?”, questionou.
O secretário estadual Arnaldo Jardim, também enalteceu a produção de grãos na região e disse que o setor rural é vítima de preconceitos, uma vez que o agronegócio foi considerado, por muito tempo, o predador do meio ambiente. Para rebater isso, Jardim usou um levantamento feito recentemente, fruto do novo código florestal.
“Toda área plantada no Brasil, incluindo todos os tipos de cultura e reflorestamento, soma 80 milhões de hectares, enquanto o País possui 850 milhões de hectares de área territorial, ou seja, o espaço produtivo representa menos de 10% do território total”, concluiu Jardim.
O secretário também aproveitou para falar da importância do cooperativismo, citando a parceria entre a Coopercitrus e Cobrac.
“Nós queremos que o cooperativismo se fortaleça, porque ele é o maior antídoto para que o setor tenha mais emancipação”, completou Jardim.
Já o prefeito Dilador Borges, que também exaltou o bom empenho dos trabalhadores rurais, fez duras críticas aos representantes nacionais do setor de agronegócio, e concluiu dizendo que o momento é delicado para os produtores, uma vez que não há espaço para armazenar tudo o que está sendo produzido com a safrinha.
Voto
Ao final da solenidade, foram entregues dois votos de aplausos, aprovados por unanimidade pela Câmera dos Vereadores de Araçatuba; um foi destinado ao presidente do Siran, Marco Antônio Viol, e o outro para o Siran, que foi recebido pelo vice-presidente do sindicato, Arnaldo dos Santos Vieira Filho.