São José do Rio Preto (SP) prorrogou até o dia 23 de junho a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe por não ter atingido o resultado satisfatório do Ministério da Saúde. A meta era vacinar 103 mil pessoas no público alvo, mas a campanha imunizou 77 mil dos grupos prioritários, o que corresponde a 75%.
Com o estoque remanescente de 22.940 doses, Rio Preto vai estender a vacinação para pessoas nas faixas etárias entre 55 e 59 anos, grupo incluído esta semana na estratégia de vacinação pela Secretaria de Estado da Saúde. Esse novo grupo tem população de 23 mil pessoas.
Entre os grupos com meta, o melhor resultado continua com as puérperas (mulher que deu a luz recentemente), com 87,34%, seguido dos profissionais da saúde, com 80,87%, e dos idosos, com 79,74%. A pior cobertura está com as gestantes, 56,54%, seguida das crianças, com 62,49%.
Neste ano, a campanha adotou a vacina trivalente, que protege contra os vírus da Influenza A, Influenza B e Influenza H1N1. Os grupos prioritários de vacinação são:
- Crianças menores de 5 anos
- Gestantes
- Puérperas
- Idosos (60 anos ou mais)
- Trabalhadores de saúde (com comprovação)
- Profissionais de educação (com comprovação)
- Portadores de doenças crônicas/comorbidades (com prescrição médica)
- Pessoas de 55 a 59 anos