Evento ocorrerá em setembro em substituição à Festa Junina Popular. Falta de tempo hábil e custo elevado foram levados em conta pelos organizadores.
Habitualmente realizada neste período do ano, a Festa Junina Popular de Penápolis (SP) será substituída por outro evento no próximo mês de setembro: a Festa das Nações. A decisão foi tomada na semana passada em conjunto pelas entidades assistenciais e filantrópicas da cidade e Secretaria Municipal de Cultura.
Vários fatores foram levados em consideração pelos setores envolvidos, entre eles a falta de tempo hábil, tendo em vista que o atual governo municipal assumiu o comando há cerca de 30 dias, e também o alto custo para montagem da infraestrutura necessária para receber com segurança o público.
Conforme explicou o secretário municipal de Cultura, Luiz Carlos Colevatti, existe atualmente a dificuldade de encontrar um espaço que atenda adequadamente as necessidades da Festa Junina, incluindo aprovação do Corpo de Bombeiros e diminuição de custos.
“Para realizar a Festa Junina em um espaço com condições de abrigar corretamente as barracas das entidades, o público e as atrações artísticas, teríamos que desembolsar um valor muito alto com infraestrutura”, explicou ele.
“Inicialmente cogitamos promover a Festa Junina na quadra coberta que fica ao lado do Ginásio de Esportes Nagib Sabino. Entretanto o local não possui atualmente o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros para este tipo de evento”, comentou.
“Já solicitamos as adequações necessárias segundo os Bombeiros, como a instalação de extintores e hidrantes. Assim que estas adequações forem feitas naquele espaço, o mesmo terá condições de abrigar vários eventos, como por exemplo a Festa das Nações em parceria com as entidades”, destacou o secretário municipal de Cultura.
Ouvindo Entidades
Colevatti ainda ressaltou que a decisão de realizar a Festa das Nações no período de 07 a 10 de setembro foi reforçada após a prefeitura ouvir as entidades assistenciais e filantrópicas. As mesmas, todos os anos, ficam incumbidas de explorar a praça de alimentação para levantarem fundos destinados à manutenção das atividades.
“O atual governo está no comando da cidade há pouco mais de 30 dias, e para realizar a Festa Junina da forma como é necessário, não seria possível. Por isso optamos em ouvir a sugestão dos representantes das entidades, que foi a Festa das Nações no mês de Setembro. Certamente assim haverá mais condições de organizar a festa, com melhor estrutura e conforto para o público”, observou o secretário.
A Festa das Nações terá a participação de 16 entidades, onde cada uma estará representando uma nação, oferecendo ao público comidas e bebidas típicas destes países, além de show de prêmios e Mostra de Artesanato.
Haverá ainda apresentações artísticas envolvendo os alunos da rede municipal de ensino, com espaço aberto também para participação de demais escolas estaduais e particulares ou associações do município.