Em audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Araçatuba nesta quinta-feira (22), representantes do Governo do Estado de São Paulo, prefeitos, vereadores e membros da sociedade civil organizada dos 43 municípios da região discutiram a elaboração da LOA (Lei Orçamentária Anual) de 2018.
Exigência das leis de Responsabilidade Fiscal e de Diretrizes Orçamentárias, a audiência pública foi conduzida por técnicos da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado de São Paulo. Uma palestra sobre orçamento, planejamento, finanças e economia antecedeu a apresentação de sugestões de investimentos para o desenvolvimento regional.
A contrapartida do Governo do Estado para o Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual), mais recursos para a Defensoria Pública, o custeio dos pequenos hospitais e investimentos na Segurança Pública, na agricultura familiar e no Centrinho da Unesp foram algumas das reivindicações apresentadas.
O vereador Rivael Papinha, presidente da Câmara, cobrou a instalação de um AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Cirúrgico em Araçatuba.
Todas as propostas serão analisadas pelas secretarias estaduais e consideradas durante a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual de 2018, que será enviado para votação à Assembleia Legislativa no segundo semestre.
A audiência pública realizada em Araçatuba foi a quarta de uma série de 18 reuniões que estão sendo promovidas nas cidades-sede de regiões administrativas, metropolitanas ou aglomerados urbanos.
Quem não puder participar das audiências presenciais, tem até o dia 25 de julho para enviar suas sugestões pelos sites www.planejamento.sp.gov.br ou www.saopaulo.sp.gov.br.