Mudas serão plantadas em uma área destinada à conservação do manancial.
Na última semana, a Diana Bioenergia fez a doação de 3 mil mudas de árvores nativas ao Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado. As mudas serão plantadas em uma área destinada à conservação do manancial. Entre outros fatores importantes, o Lajeado é o responsável pelo abastecimento da cidade de Penápolis.
Entre as espécies que foram doadas estão amendoim do campo, ipê, angico, goiabeira, paineira rosa, amora e aroeira-pimenteira. Todas essas mudas foram produzidas em um viveiro que fica na própria Diana Bioenergia, e são usadas para recuperação de áreas de preservação permanente e destinadas a reserva legal.
De acordo com o coordenador do consórcio Ribeirão Lajeado, José Raphael Caputo, o “Carioca”, a doação das mudas é de grande importância, pois não beneficia só o Ribeirão Lajeado, mas também os seus afluentes.
“Nós entramos em contato com outras empresas para pedir doações, e a Diana de imediato nos deu um retorno. Agradecemos a colaboração da em nome de toda a equipe do consórcio e das prefeituras integrantes”, comentou.
Para o engenheiro agrícola da Diana Bioenergia, Luiz Artioli, a iniciativa da empresa visa a preservação do ribeirão Lajeado.
“Ele é uma fonte importante de água para os municípios, e para o equilíbrio da fauna e flora local. A Diana faz questão de apoiar todo tipo de projeto que tenha a finalidade de promover a sustentabilidade e preservação das matas ciliares”, declarou Artioli.
O Consórcio Intermunicipal Ribeirão Lajeado é uma entidade jurídica criada em 1991, que congrega os municípios de Alto Alegre, Barbosa e Penápolis. Seu objetivo é realizar serviços de proteção, recuperação e preservação junto ao Ribeirão Lajeado, único manancial de abastecimento público de Penápolis.