Evento tem o intuito de chamar a atenção para o dia 15 de junho, que é a data instituída para conscientizar a população sobre os tipos de violência contra os idosos e os mecanismos de denúncia, principalmente o disque 100.
A Secretaria Municipal de Assistência Social de Araçatuba (SP) deu início, na manhã desta segunda-feira (12), à Semana de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa.
A cerimônia de abertura ocorreu no auditório da Unip (Universidade Paulista) e contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas. Na ocasião, idosos atendidos pelo CCI (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) apresentaram uma peça teatral e cantaram a música “Couro de Boi”.
O evento tem o intuito de chamar a atenção para o dia 15 de junho, que é a data instituída para conscientizar a população sobre os tipos de violência contra os idosos e os mecanismos de denúncia, principalmente o disque 100. De acordo com levantamento realizado pelo Creas, em 2016 foram atendidos 92 casos confirmados de violação de direitos contra pessoas idosas.
O prefeito Dilador Borges afirmou que o respeito aos idosos deve ser cultivado diariamente. “Só tenho a agradecer pela união e comprometimento de todos para a promoção de vida saudável e segura de nossos idosos”.
O coordenador do Creas Edson Neves Terra Júnior esclareceu a importância da disseminação das políticas públicas no combate a violência contra idosos. “O Creas contribui no sentido de garantir que os direitos dos idosos sejam cumpridos, tudo isso através de políticas públicas eficazes que colaboram para a promoção da autonomia e da qualidade de vida dos atendidos”.
Nos dias 10 e 11 de junho, instituições religiosas em parceria com o Creas e a Secretaria de Assistência Social fizeram a entrega de 5000 panfletos e jornais informativos para o público presente nos templos e igrejas da cidade.
Programação
13/06 – terça-feira
7h30 – Rua Duque de Caxias esquina com Avenida dos Araçás – Panfletagem em semáforo.
14h – Instituição São Vicente de Paulo: Festa Junina e confraternização dos idosos (Idosos do CCI, Projeto Bem Estar, Instituições de Longa Permanência e profissionais da rede de proteção ao idoso).