Unidade fica na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro, e abrirá excepcionalmente das 8h às 16h para atender as mulheres.
A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui (SP) realiza amanhã, dia 24 de junho, mutirão de preventivo contra o câncer do colo do útero. O Ambulatório de Saúde da Mulher abrirá excepcionalmente das 8h às 16h para atender as mulheres. A unidade fica na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro.
Para a coleta dos exames é necessário apresentar original e uma cópia do RG, além do CPF, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde), comprovante de residência e cartão da saúde da mulher (se tiver). A mulher deve evitar ter relação sexual dois dias antes da coleta do exame; não estar menstruada e não ter feito ducha vaginal ou usado pomada.
O exame é importante para prevenir ou diagnosticar precocemente o câncer do colo do útero, pois quando a doença é tratada em sua fase inicial as chances de cura são muito maiores. Por isso, o objetivo da ação é suprir a demanda de mulheres que não conseguem procurar atendimento durante a semana por causa do trabalho.
Conforme a enfermeira do ambulatório Deise Mariko Ugino Tangoda, os preventivos coletados serão analisados pelo Hospital do Câncer de Barretos. Em casos de alterações, as pacientes receberão acompanhamento na rede municipal de saúde e, caso necessário, serão encaminhadas para o hospital de Barretos para exames complementares ou tratamento.
Indolor
O exame preventivo é indolor e detecta lesões e estágios iniciais do câncer do colo do útero, terceiro tumor mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte por câncer no Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer). Por isso, quando diagnosticado precocemente as chances de cura são de 100%.
É recomendável que o preventivo seja feito uma vez por ano ou conforme orientação médica. Os exames podem ser feitos gratuitamente na rede pública de saúde durante todo o ano, de segunda a sexta-feira nas UBSs ou no Ambulatório de Saúde da Mulher. O exame pode ser agendado também diretamente com os agentes comunitários de saúde, nas visitas casa a casa.