Em 2016 foram registrados 142 casos de crianças e adolescentes que iniciaram acompanhamento no Creas, sendo 74 do sexo feminino e 68 do sexo masculino
Teve início, ontem, segunda-feira (15), a Semana de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes, que é uma ação realizada pela Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A abertura da programação ocorreu no teatro da Unip e contou com a presença de diversas autoridades.
As atividades foram iniciadas com palestra do psicólogo José Carlos Bimbatte Júnior, membro da equipe da Associação de Pesquisadores Sobre a Criança e o Adolescente (NECA). Sua fala foi voltada ao público de profissionais da saúde, educação, assistência social e universitários.
O prefeito Dilador Borges afirmou que o poder público é um instrumento de promoção de direitos e luta contra os traumas que atingem crianças e adolescentes em situação de risco moral, físico e psicológico. “Sabemos que a violência está em todo lugar. É de responsabilidade do poder público e também da sociedade civil combater as mais diversas formas de exploração contra crianças e adolescentes e divulgar os meios de denúncia que temos”, disse ele.
Na oportunidade, as crianças da Associação Beneficente Batista João Arlindo cantaram e tocaram uma música, nomeada “O meu corpo é um tesourinho”, que incentiva crianças e adolescentes que vierem a sofrer exploração ou violência a denunciar esses casos através de seus pais ou familiares.
Números
O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) é um programa específico da Proteção Social Especial de Média Complexidade, que possui um papel significativo na Política Nacional de Assistência Social, e oferta atendimento às famílias e indivíduos em situações de risco e de violação de direitos.
Em 2016 foram registrados 142 casos de crianças e adolescentes que iniciaram acompanhamento no Creas, sendo 74 do sexo feminino e 68 do sexo masculino. A maior parte dos casos ocorreu em crianças com idades entre 6 e 12 anos. Nessa faixa etária, foram registrados 81 casos.
A Semana de Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes tem apoio das Secretarias de Meio Ambiente e Sustentabilidade e da Secretaria Municipal de Cultura, além do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário.
A abertura do evento contou com a presença do prefeito Dilador Borges, da vice-prefeita Edna Flor, do defensor público Ângelo de Camargo Dalben e de secretários municipais.
Programação
15/05 a 19/05
Divulgações sonoras através de um carro de som e distribuições de folhetos informativos.
16/05 – terça-feira
09h – Capacitação “Metodologia de trabalho para o atendimento e prevenção de violência e exploração sexual de crianças e adolescentes”.
Capacitador: José Carlos Bimbatte Júnior, psicólogo e membro da equipe da Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA)
Local: CREAS
Público alvo: Profissionais do projeto “Olhar em rede”.
16/05 a 25/05 – (exceto finais de semana)
08h e 14h – Apresentações Culturais
Local: UNIP
Público Alvo: alunos das escolas municipais
18/05 – quinta-feira
07h – Panfletagem
Local: Semáforo – Rua Duque de Caxias x Araçás
Público alvo: população
19/05 – sexta-feira
09h – Plantio de árvores
Local: Country Club
Público Alvo: Profissionais da rede e população do território
20/05 – sábado
20h – Panfletagem
Local: Araçatuba Shopping
Público Alvo: População