As inscrições são gratuitas e a atividade é realizada por meio do Sesc Birigui
Ampliar o conhecimento de artistas e produtores culturais acerca da melhor forma de se manter contato com os meios de comunicação e se tornar (boa) notícia em jornais, telejornais e programas de rádio locais e regionais é o objetivo principal da oficina “Como se relacionar com a imprensa”, que acontece nos dias 22 e 23 de maio, no Polo Avançado do Sesc em Araçatuba.
O público-alvo da oficina são músicos, escritores, artistas plásticos, fotógrafos, atores, diretores teatrais, bailarinos, dançarinos e demais artistas; coordenadores de espaços culturais; produtores, jornalistas interessados em assessoria de imprensa na área cultural e afins, com a partir de 16 anos. As inscrições são gratuitas, limitadas e devem ser feitas antecipadamente pelo site do Sesc (www.sescsp.org.br).
Os participantes terão uma noção dos procedimentos e da organização necessários para fazer com que seu material chegue às mãos de jornalistas, seja avaliado e, por fim, tenha mais chances de ser noticiado. Entre os temas abordados, estão: a importância de enviar um release bem escrito (e dicas de como escrever esse tipo de texto) e fotografias de qualidade, o funcionamento das redações de jornal e telejornal, as possibilidades de sugestão de pauta e como fazer uma relação de contatos da imprensa (mailing list).
A oficina será ministrada pela jornalista cultural e cantora Talita Rustichelli, de Araçatuba. “Artistas independentes e grupos que não contam com grande estrutura financeira geralmente precisam se desdobrar para desempenhar diferentes funções, além do processo criativo e de execução dos seus trabalhos artísticos. A divulgação dos projetos, nestes casos, é feita diretamente por eles ou pelos produtores”, observa a jornalista.
E, segundo ela, para que esse trabalho de divulgação gere resultados positivos, é preciso dar atenção a uma série de fatores, e o contato com a imprensa é um deles. “Qualquer ‘escorregão’ pode marcar o trabalho de forma negativa e, assim, dar uma ideia distorcida da proposta que se deseja mostrar. Uma abordagem mais profissional pode gerar maior interesse da imprensa”, complementa.
A coordenadora da atividade é formada em Jornalismo com Habilitação em Comunicação Social pelo Unitoledo – Centro Universitário Toledo. Exerceu durante seis anos a função de repórter do caderno de cultura (Vida) do jornal Folha da Região, de Araçatuba. Teve passagem pelo segmento de assessoria de imprensa no segmento de educação entre os anos de 2002 e 2005, e recentemente, em 2017, em um projeto de cinema. É também cantora e mantém projetos musicais nas áreas de MPB e samba; em 2014, lançou com o grupo Balaio de Vó o CD “Tudo é Bom”, com músicas autorais e de compositores de Araçatuba.
Serviço
Oficina “Como se relacionar com a imprensa – Para artistas e produtores”
Com Talita Rustichelli
Dias 22 e 23/5, segunda e terça-feira, das 19h30 às 21h30
Local: Polo Avançado do Sesc em Araçatuba (Rua José Bonifácio, 39)
Gratuito
Informações: (18) 3608-5400